Emoções
- Vera Jones
- 18 de mai. de 2015
- 4 min de leitura

O que etendemos sobre emoção?
Emoção é uma experiência subjetiva associada ao temperamento, personalidade e motivação. Sendo assim, cada pessoa pode reagir de uma forma diferente a cada emoção, já que existe esse elo que a liga ao caráter e ao agente motivador.
Sabemos que toda emoção produz um resultado que é manifestado através de uma ação ou atitude peculiar, podendo variar de pessoa para pessoa. Podemos exemplificar essa colocação lembrando de atitudes nossas diante de uma emoção vivida e atitudes de outras pessoas que já tivemos a oportunidade de presenciar. Algumas pessoas desabam em lágrimas, outras pulam de alegria, outras vão à luta, outras fogem dos problemas....
Em fim, diante de tantas manifestações diversas e as vezes adversas, fica difícil fazer um julgamento, pois temos a responsabilidade de levar em conta o contexto de vida que cada um está inserido.
Eu creio que Deus na Sua infinita misericórdia considera esse contexto na vida de cada um, e por isso muitas vezes não entendemos o Seu julgamento; mas não podemos deixar de lembrar que Ele é um juiz reto e justo.
Apesar Dele levar em conta o contexto, nós não somos livres das consequências dos nossos atos ou reações.
Trazendo Sua Palavra para essa reflexão, podemos lembrar das palavras de Jesus com relação a Cafarnaum e outras cidades onde Ele esteve operando prodígios e milagres mas não viu o povo corresponder a Sua visitação.
Leia abaixo (Mt 11: 20-24):
Então começou Ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios pelo fato de não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.
Podemos ver na passagem acima que o Senhor levou em conta o contexto das cidades (aquelas que receberam Sua visitação ou não). Levou em conta, também, a reação de cada uma delas e apesar de não as livrar do Seu rigor, usou medidas diferentes para o julgamento que virá sobre cada uma.
Vemos, portanto, que Ele é um Deus de emoções equilibradas e não deixa que as circunstâncias interfiram na Sua inteligência emocional.
Outro importante significado sobre a classificação das emoções refere-se a sua ocorrência no tempo. Algumas emoções ocorrem em período de segundos, como por exemplo a surpresa; outras demoram por anos, como por exemplo o amor.
As emoções, podem, inclusive, afetar o nosso sistema imunológico trazendo cura ou doenças ao nosso corpo. Podem, também, trazer outras reações específicas para o nosso corpo como: modificar a frequência cardíaca, a coloração da nossa pele, a tonicidade muscular, alterar nossa respiração....
A Bíblia nos ensina que há algo em Deus que é igual a nossas emoções. Ele experimenta algo como o nosso amor, a nossa alegria, a nossa dor.... Porém, o ideal é que nós busquemos ter o Seu equilíbrio e que experimentemos as Suas emoções em um nível muito maior de perfeição, que Lhe é peculiar.
Afinal nós fomos feitos a Sua imagem e semelhança, não é verdade?
Em (Sf 3:14-17)lemos:
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Vemos pelo que diz a Sua Palavra que Ele se alegra e se regozija quando está no meio do Seu povo. Ele traz consolo quando estamos tristes e nos sentimos desamparados; Ele traz amor quando nos sentimos abandonados; Ele traz ânimo quando estamos abatidos. Ele é um Deus que vibra diante da libertação do Seu povo. É um Deus que chora quando nos entregamos ao pecado. Ele também se ira como nos mostra(Is 9: 19).
Por causa da ira do SENHOR dos Exércitos, a terra está abrasada, e o povo é pasto do fogo; ninguém poupa a seu irmão.
Ele é um Deus de emoções!!!
Permita que o Espírito Santo seja seu fogo emocional. Quando não sabemos controlar nossas emoções, afastamos o Senhor da nossa vida e fatalmente iremos pecar. Ele quer que choremos com os que choram, nos alegremos com os que se alegram, manifestemos sempre nossas emoções através do Espírito Santo em nós.
Não seria emocionante viver dessa forma?