A obra acabada passa pelo Getsêmani!
- Vera Jones
- 20 de jun. de 2015
- 4 min de leitura

Não cansamos de pedir ao Senhor que conclua Sua obra em nós. Porém, as vezes não temos a consciência real do que isso representa e por quais lugares teremos que passar. Jesus, na Sua peregrinação pela terra, passou por vários momentos de angustia e agonia, porém a angustia maior foi exatamente no Getsêmani - um jardim situado ao pé do Monte das Oliveiras.
Vamos conhecer um pouco desse lugar?
O jardim identificado como Getsêmani se localiza ao pé do Monte das Oliveiras, no vale do Cedron. Diante do jardim está a Igreja de Todas as Nações, também conhecida como Igreja da Agonia, construída no sítio de uma igreja destruída em 614 pelos sassânidas, e que posteriormente foi reconstruída pelos cruzados e destruída novamente em 1219. Nas proximidades se encontra a Igreja Ortodoxa Russa de Santa Maria Madalena, com suas torres bulbosas douradas, no estilo russo-bizantino, construída pelo czar Alexandre III da Rússia em memória de sua mãe.

Igreja de Todas as Nações, também conhecida como
Igreja da agonia.
O que significa “Getsêmani”?
Significa “Lagar de Azeite” - o lugar onde as azeitonas são prensadas, esmagadas, comprimidas, moídas para poder ser extraído o melhor azeite (o azeite extra virgem). Em Isaias 53:3-7 o profeta deixou registrado a agonia que Jesus passaria nesse lugar. E se seguirmos os Seus passos, como é recomendado, temos também que passar por aí!
53.3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
53.5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
53.6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
53.7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
Jesus se angustiou por você e por mim, até a morte!
É sempre bom ouvir as histórias de Jesus, mas melhor ainda é conferir o que o Espírito Santo deixou registrado nas Escrituras. Veja a angustia de Jesus por você!
Mt 26.36 - Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
Mt 26.37 - e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Mt 26.38 - Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
Getsêmani – o lugar onde as orações não são respondidas!
Jesus, apesar de não precisar, teve que passar pelo seu Getsêmani para cumprir a vontade do Pai e trazer salvação para todos nós. Ele que sempre teve Suas orações respondidas, nesse momento não logrou êxito, devido ao pecado da humanidade que estava sobre si. Nesse momento houve a separação espiritual entre o Pai e o Filho (que se fez pecado por nós), pois Deus não se relaciona com o pecado.
Mc 14.35 - E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora.
Mc 14.36 - E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
Temos que estar no Getsêmani com as motivações certas!
Esse é o lugar onde o coração do homem é colocado a prova! O lugar onde o medo quer falar mais alto, mas não podemos permitir e devemos sempre confiar no Senhor! O lugar onde podemos ser vistos como fanáticos por alguns, ou como heróis por outros. Porém temos sempre que ter a gratidão a Deus por estar padecendo algo por Cristo, pois só assim seremos participantes da Sua glória! No Getsêmani não há espaço para os sentimentos religiosos; é uma entrega total e sincera ao Pai na esperança de ver a obra terminada em nós!
Voce busca a Deus para ter uma resposta ao seu sofrimento?
Getsêmani é o lugar do Cálice do sofrimento não removido, mas precisamos ter a mesma visão de Paulo quando diz: “Por que para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” - Rm 8:18.
Jesus, na Sua humanidade, pediu para o Pai passar aquele cálice porém estava disposto a não fazer a Sua vontade.... Creio que mesmo nesse momento de grande angustia e tristeza Ele percebeu que a Sua vontade e a do Pai convergiam para um mesmo lugar – a glória da ressurreição!
Apesar de, muitas vezes, termos que tomar cálices amargos, precisamos ter essa mesma visão de Jesus e esperar a glória que está por vir depois de cada prova. Pois Deus não quer, apenas, nos dar sofrimento físico mas nos renovar espiritualmente, nos vivificar e nos ungir com um azeite mais poderoso para podermos exercer, aqui na terra, o Ministério da Reconciliação que veio através de Cristo Jesus.
O caminho para o Getsêmani.
Para chegar ao Getsêmani, Jesus passou pelo vale de Cedrom, um lugar escuro onde se lançavam ídolos e outras impurezas.
Jo 18.1 - Tendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente com seus discípulos para o outro lado do ribeiro Cedrom, onde havia um jardim; e aí entrou com eles.
2Rs 23.4 - Então, o rei ordenou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas da porta que tirassem do templo do SENHOR todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste-ídolo, e para todo o exército dos céus, e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles para Betel.
Em nossa caminhada para o Getsêmani devemos passar, também, pelo vale de Cedrom, lançando fora nossos ídolos, nossa religiosidade, nossa vontade e estando dispostos a beber o cálice oferecido pelo Pai, na certeza de que algo melhor virá a partir dessa experiência!
Apesar de ser difícil, veja o Getsêmani com outros olhos. O nosso Getsêmani nunca será pior do que o de Jesus!!
Comentários