top of page
Destaques
Buscar

“Seja sal da terra e luz do mundo” - Uma proposta objetiva

  • Vera Jones
  • 13 de jul. de 2015
  • 6 min de leitura

Sal marinho.jpg

Em Mateus 5:13,14 lemos:

5.13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

5.14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Costumamos nos expressar, muitas vezes, dessa maneira:

-Mas, isso, em fulano de tal me impressiona!

Geralmente quando nos expressamos dessa forma com relação a alguém, é devido a alguma virtude que nela encontramos e que geralmente não a temos. Seu agir, seu pensar, sua forma de falar em determinadas circunstâncias, nos surpreende e nos leva a refletir sobre determinada virtude.

Porém, quanto mais conheço a Cristo mais Ele me surpreende. E creio que isto não vai deixar de acontecer por ser Ele uma pessoa perfeita.

Se, algumas vezes, nos surpreendemos com alguém, e de repente, essa mesma pessoa nos decepciona devido a suas debilidades, isso não acontece com Cristo Jesus - em Cristo não passamos decepções, se verdadeiramente O conhecemos!

E uma das virtudes que trago nesse momento para refletirmos é sobre a forma objetiva que Jesus sempre falou quando esteve aqui na terra com Seus discípulos e com outros que tiveram oportunidade de ter algum tipo de encontro com Ele. Hoje Ele continua usando o mesmo estilo!

Quando nos reportamos para as Bem-aventuranças vemos como Ele fala sem rodeios e de uma forma muito direta.

Assim disse Jesus de uma forma concisa e precisa!

“Voce quer pertencer ao reino dos céus? Então seja humilde de espírito”.

“Voce quer herdar a terra? Então seja manso”.

“Voce quer receber misericórdia? Então seja misericordioso”.

E assim, Ele vai falando de uma forma muito simples e direta para todos que desejam ouvi-Lo; mostrando a promessa e o que devemos buscar para que cada promessa se cumpra em nossa vida.

Em Mateus 5:13, 14, Jesus afirma:

“Vós sóis sal da terra e luz do mundo”.

Essa é a proposta que Ele nos faz hoje, que nos fez ontem e que nos fará sempre. Porém, precisamos cumprir pré-requisitos a fim de que isso se torne vida em nós.

Ele diz que sejamos sal e o que conhecemos sobre o sal?

Aqui vão algumas informações:

O sal marinho é constituído, principalmente, de cloreto de sódio e é obtido pela evaporação da água do mar. Ele é usado como um ingrediente necessário na cozinha e também em produtos cosméticos.

Temos, também, o sal de rocha que é retirado de minas subterrâneas, resultantes de lagos e mares antigos que secaram.

E não podemos deixar de falar do mar Morto que tem uma quantidade dez vezes maior de sal do que qualquer outro mar e por isso não há vida nesse local.

Alguns países produzem o sal marinho como França, Portugal, Irlanda, EEUU. No Havaí, o sal produzido pode ter uma coloração acastanhada devido ao solo vulcânico rico em ferro.

No ano de 110 AC o imperador chinês Han Wu estabeleceu o monopólio do comércio de sal no país, punindo com pena de morte a pirataria. Na Índia, na década de 30, o governo colonial britânico instituiu um imposto sobre o sal, o que gerou um grande conflito liderado por Gandhi, em protesto a essa atitude do governo britânico.

Vemos, portanto, através dessa pequena história sobre o sal, que a sua importância vem de longa data. E Jesus está dizendo para nós:

“Seja o sal da terra”.

Voce pode perceber a importância que o Senhor está dando a voce quando dá essa ordem? Assim como o sal foi tão disputado, você também será visto como algo precioso e de valor perante Deus e perante os homens. A não ser que você se torne insípido!

E qual é a finalidade do sal? Qual a sua utilidade?

O sal marinho serve para temperar os alimentos e dar um sabor especial. Uma comida sem sal ou insossa perde o sabor mesmo sendo temperada com excelentes condimentos. O segredo está na quantidade correta de sal a ser usado no preparo das refeições – lembre do Mar Morto que não tem vida devido ao excesso de sal.

A mesma coisa acontece quando ministramos a Palavra de Deus. No púlpito ou nos dirigindo apenas a uma pessoa, a Palavra deve estar muito bem temperada; com a quantidade de sal adequada a fim de que não torne o alimento espiritual sem vida, sem graça, ou o torne salgado demais podendo causar, assim, um aumento elevado de pressão e até um ataque cardíaco onde o ouvinte será levado a óbito. Nós não queremos ministrar morte, mas ministrar a vida de Cristo trazendo, assim, a ressurreição – razão pela qual Jesus entregou a Sua vida!

Muitos usam o sal marinho, também, para curar inflamação ou irritação da garganta – o antigo e conhecido gargarejo. Sabemos que o sal tem um grande poder cicatrizante. Quando temos uma ferida e colocamos um pouco de sal em cima, apesar de arder e incomodar, começa haver uma cicatrização no local ferido.

Sabemos que na vida cristã, muitas vezes somos feridos, não só por pessoas que não tem afinidade conosco, mas, também, por aqueles que fazem parte do nosso círculo de relacionamento, ou da igreja que frequentamos. E essas feridas doem mais e são mais difíceis de cicatrizar do que aquelas que são feitas por pessoas estranhas.

Mas o Senhor Jesus disse: -“Seja sal da terra”!

Com essa consciência de que o Senhor tem usado pessoas para cicatrizar nossas feridas e nos ministrar Palavras saudáveis, podemos levar, também, uma Palavra bem temperada a um coração ferido e magoado. Um processo de cicatrização pode começar a acontecer trazendo libertação e impedindo que as raízes de amargura se aprofundem e tomem conta daquela vida.

11143357_1010568365620969_7851223920583091315_n.jpg

Jesus também disse: -“Seja luz do mundo”!

E o que sabemos sobre a luz?

Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo do homem. Sem a lua cheia, a negritude da noite, além de assustadora, era perigosa. Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormiam. O frio intenso era outro inimigo. Não eram fáceis os primeiros passos da humanidade, dados por antepassados muito antes de nós.

Em Gênesis, o livro dos princípios, lemos:

1.1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

1.2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.

1.3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

1.4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

1.5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.

Todos nós, em algum momento, já tivemos a sensação do que é não ter luz em um ambiente. Não ter luz em uma casa. Imagine não ter luz em uma vida!!

Se a luz natural é tão útil e necessária para nós, imagine a luz espiritual. Aquela que é emanada do Senhor!

Quando lemos em Gênesis 1:2: a terra estava em trevas e por isso não tinha forma e estava vazia, lemos também que o Espírito de Deus estava pairando sobre esse abismo, desejando iluminar aquela terra. Isso nos traz muita esperança!

Na Bíblia, a palavra “Terra” fala do nosso coração; e ele sempre está em trevas até que conhecemos a Cristo Jesus e nascemos de novo – o nascimento a nível espiritual.

Uma nova criatura, Jesus Cristo, começa a morar dentro de nós!

A partir desse momento, Ele começa a iluminar nossa vida, nossos pensamentos, nosso caminho. E podemos sentir a diferença na nossa caminhada! Uma luz chegou em nossa vida!

É impressionante como a partir desse milagre do novo nascimento, quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador e Senhor, tudo começa a tomar um novo rumo; passamos a ter mais discernimento espiritual, nos tornamos mais inteligentes e mais sábios pois estamos de baixo da influência de Cristo e começamos a viver muitos milagres...

O Novo Nascimento na nossa vida é um evento fundamental e essencial para iniciarmos uma nova caminhada – a caminhada cristã e um relacionamento mais íntimo com Deus!

Talvez quando aconteceu esse evento na sua vida, outras pessoas estavam presentes no seu caminho lhe falando de Jesus, contando suas experiências e orando por você. Essas pessoas estavam atuando como uma luz na sua existência aqui na terra. Apesar delas não terem mérito no fato, pois o mérito é somente de Cristo, essa pré-disposição e doação dessas pessoas para com você é reconhecida pelo Pai e elas receberão um galardão, pois assim é a natureza de Deus!

E agora, o Senhor Jesus está dizendo para você e para mim.

-“Seja luz do mundo; observe a sua volta aqueles que estão em trevas, vivendo uma vida dissoluta e desordenada; fale para eles dessa luz que você tem experimentado; da mudança que aconteceu na sua vida, na sua caminhada, na sua forma de pensar, e agir.... ”

Apesar do mérito não ser seu, Jesus usará sua vida para se manifestar a essa nova pessoa; e ela poderá receber o milagre do Novo Nascimento.

E essa é uma proposta que Jesus lhe faz hoje:

“Seja sal da terra; seja luz do mundo”.

Fique atento pois Ele, de repente, pode criar uma oportunidade para você cicatrizar feridas e refletir a luz de Cristo através da sua vida, para alguém que está com seu coração desordenado e vazio.

Só Cristo nos preenche verdadeiramente e através Dele encontramos um novo sentido para a vida – é como tivéssemos, literalmente, nascido de novo!!

 
 
 
Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page