A vida cristã exige andar no espírito - a forma de nos comunicarmos com Deus!
- Vera Jones
- 3 de ago. de 2015
- 4 min de leitura

O ato de se comunicar é uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Podemos iniciar esse tema refletindo um pouco do que seja “se comunicar”.
Para que haja uma verdadeira comunicação entre duas ou mais pessoas, não basta apenas proferir algumas palavras, mas que essas palavras levem uma mensagem inteligível aqueles que a estão ouvindo.

Muitas vezes, falamos, falamos e falamos e não nos comunicamos. Quando a comunicação verdadeiramente ocorre, informações são trocadas, conhecimentos e experiências são partilhadas, transformações acontecem e aquilo que era particular se transforma em algo comum.
No processo de comunicação tem que haver um transmissor e um receptor, que decodificará a mensagem recebida e poderá aceitá-la ou não. Quando há uma aceitação da mensagem enviada, geralmente há uma transformação em algum nível na vida daqueles que a ouvem; e quando isso não acontece, nos expressamos de uma forma bem conhecida:
“Ele falou, falou, falou, mas não disse nada” – ou seja, não havia conteúdo naquela mensagem ou não havia didática no falar.
Muitas vezes, também, falamos assim: “Tudo que ele falou eu já sabia” - ou seja, não agregou valor novo algum.
Mas quando a mensagem tem profundidade na sua essência, saímos satisfeitos, alimentados e com desejo de voltar a ouvir aquele preletor. A profundidade da mensagem não quer dizer complexidade; uma mensagem pode ser simples e tocar os corações! Lembrem das parábolas que Jesus contava e dos ensinamentos que transmitia!

A Bíblia diz que Jesus falava com autoridade e por isso surpreendia, inclusive aos fariseus, que estavam presos nas suas tradições e rituais. A autoridade de Jesus vinha pela comunhão permanente que Ele tinha como Pai!
Na comunicação podemos considerar três dimensões:. a dimensão espiritual, a dimensão emocional e a dimensão intelectual. Dependendo do nosso estado de espírito e do momento que estamos passando, vamos identificar o tipo de mensagem que estamos necessitados de ouvir.
Se estamos passando por um fase de adolescência, na ânsia de se graduar e exercer uma profissão, vamos buscar a comunicação na dimensão intelectual; se as nossas emoções estão muito abaladas desejaremos a comunicação que traga um refrigério para a nossa alma; se estamos em um processo de busca mais profunda do conhecimento de Deus, sentiremos a necessidade de entrar na dimensão espiritual dessa comunicação.
E essa busca mais profunda do conhecimento de Deus, exige da nossa vida cristã que andemos no espírito, para podermos então, penetrar nessa dimensão que Deus vive e habita.
Em Jo 4:24 lemos: “Deus é espírito e importa que Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade”.
Essa é a linguagem apropriada para entrar na comunicação com o Senhor: dessa forma poderemos apresentar nossas petições, nossas orações, suplicar pelo Seu socorro e entender a Sua vontade para a nossa vida. Assim como duas pessoas não se entenderão se falarem línguas diferentes, precisamos conhecer essa linguagem divina de comunicação, pois é a forma eficaz de Deus se comunicar conosco. Precisamos andar no espírito!
Quando há incompatibilidade entre duas pessoas, não há comunicação.
Na definição da palavra, incompatibilidade é a diferença essencial que faz com que duas pessoas ou duas coisas não possam estar juntas. Se não andarmos no espírito, nossa ligação não é completada com o Senhor; o sinal cai; e pode, inclusive, entrar vírus e deturpar aquilo que queremos falar para o Senhor e ouvir o que Ele tem a nos dizer.
Jesus tinha uma comunicação pura e limpa com o Pai; pelo fato Dele não ter pecado, apesar de ter uma vontade, essa inter-relação com o Pai se dava de uma forma perfeita. A cada dia Ele buscava ouvir a votade do Pai para a Sua vida, inclusive nas coisas que eram contrárias a Sua própria vontade, como por exemplo:
Deixar a glória do Pai e vir habitar com os homens.
Ele dizia que não tinha aonde recostar sua cabeça - sabemos que para nós é muto confortável ter a nossa casa, nosso lugar. Jesus vivia percorrendo lugares, aldeias, para semear a Palavra de Deus nos corações.
No Getsêmani Ele pediu que o Pai afastasse Dele aquele cálice, mas não queria fazer a Sua vontade...
Entre Jesus e o Pai havia compatibilidade, por isso havia comunicação!
Quando nascemos de novo, essa semente santa - Jesus - começa a ser semeada no nosso coração; e a medida que Ele (Jesus) vai ganhando estatura, uma compatibilidade vai crescendo a cada dia com o Pai. Lembre, no crescimento em nós dessa semente santa é o próprio Jesus que começa a desenvolver uma comunicação com o Pai através da nossa vida!
Essa comunicação vai se tornando cada vez mais intensa entre o nosso espírito e Deus (que é Espírito), desenvolvendo, assim, o que chamamos "andar em espírito"; ou seja, andar fazendo a vontade do Pai e ouvindo a Sua voz para cada decisão que precisemos tomar!

Jesus só precisou de 33 anos aqui na terra para que a vontade do Pai fosse cumprida em Sua vida. Quanto tempo voce precisa?
Lembre: quanto maior a entrega, mais rápido o tempo remido!
Na mensagem da próxima semana veremos alguns passos que podem nos nortear nesse processo de comunicação com Deus. Ser guiados pelo Espírito Santo de Deus aqui na terra, faz toda diferença na nossa caminhada cristã!
Não deixe de ler a próxima publicação! O único objeivo desse site é semear a vida de Jesus no seu coração e lhe oferecer, verdadeiramete, uma melhor qualidade de vida!
Nos veremos em breve!
コメント