A gratidão nos leva à salvação!
- Vera Jones
- 17 de ago. de 2015
- 4 min de leitura

Lucas Cap. 17
1 E aconteceu que, indo Jesus a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; 12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; 13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. 14 E Ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. 15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. 17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Qual o significado de "gratidão" para voce? Com certeza, voce já viveu algumas experiências em que fez um benefício para alguém, estava esperando pelo menos um "muito obrigado", mas isso não aconteceu. Provavelmente entrou no seu coração um sentimento negativo, e se voce não se preocupou em reverter esse sentimento, ele começou a criar raízes e afetar sua vida espiritual e fraternal.
Podemos definir "gratidão" como um sentimento de agradecimento, reconhecimento, retribuíção e também como uma espécie de dívida que passamos a ter para com o outro por ter recebido algum benefício ou favor - e aqueles que são bons pagadores sentem o desejo de logo quitarem suas dívidas. Sem dúvida, quitar uma dívida traz um conforto para a nossa alma, um alívio, uma despreocupação; Porém há dívidas que são impagáveis, mesmo para aquela lista de bilionários da Revista Fortune que é divulgada anulamente.
Se na vida secular existem tantas formas de tentar reduzir o valor de uma dívida através da ação de advogados, na vida espiritual não temos como usar esses artifícios. Se na vida secular os credores fazem de tudo para receber dos seus devedores, na vida espiritual o nosso credor (Jesus Cristo) nunca usa de ameaças ou agiotagem; mas sempre está nos chamando a quitar a nossa dívida de salvação que temos para com Ele, através do nosso reconhecimento pelo Seu sacrifício vivo para nos oferecer a vida eterna e sermos co-herdeiros da herança do Pai.
Mesmo sendo uma dívida impagável, Ele está disposto a nos receber, nos perdoar e nos presentear com o seu caráter através de uma vida transformada!
Dar graças por tudo é um ato de sabedoria, de inteligência e de amor da nossa parte. Porém, fique atento: a Bíblia diz que devemos dar graças por tudo, inclusive por aquelas situações desfavoráveis que podem nos trazer sofrimento, decepção, angustia.......
Quando agradecemos a Deus por esses momentos difíceis, nós crescemos como pessoas através do Cristo que está em nós e Ele nos dá a visão daquilo que receberemos através desse ato de humildade.
Porém dar graças não é, apenas, proferir meras palavras; a verdadeira gratidão tem que vir do coração, como um sentimento sincero e não só algo de fachada.
Analisando a passagem bíblica acima podemos refletir sobre vários pontos.
O primeiro ponto é o fato de Jesus, nessa sua caminhada, ter passado por Samaria - um lugar e um povo rejeitado pelos judeus. Então 10 homens leprosos foram ao encontro de Jesus, reconhecendo Nele o poder de cura e suplicando Sua misericórdia. Sabemos que nesse tempo a lepra era uma doença incurável, que levava à morte, além dos leprosos serem rejeitados pela sociedade; portanto a benção que eles estavam pedindo era algo muito grande.
Outro ponto que podemos destacar aqui é a atitude de Jesus. Ele não os curou de imediato, mas exigiu deles uma demonstração de fé. Veja o que Jesus lhes disse:
14 E Ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
Eles foram curados porque obedeceram ao que Jesus lhes ordenou.
O terceiro ponto que destacamos é o mais importante - "A gratidão dos leprosos pela sua cura". Dos 10 leprosos curados apenas um voltou para agradecer e este era samaritano. Porém essa atitude de ação de graça do samaritano trouxe a ele a salvação. Podemos até nos arriscar a dizer que os 9 leprosos restantes eram judeus. .....- aqueles que não voltaram para agradecer pelo que receberam. E podemos concluir isso pela forma como está escrito:
15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
Podemos observar na Bíblia que muitas vezes os samaritanos glorificaram mais a Deus do que Seu próprio povo. E nós, que nos consideramos povo de Deus, quantas vezes temos voltado e nos prostrado diante Dele para agradecer pelo nosso trabalho, pela mesa farta que Ele tem nos dado, pela família que nos deu, pela oportunidade de educação e saude que temos recebido???
E também, pelos momentos difíceis que passamos, de dor física, de angustia, e da Sua vistação e misericórdia que não nos tem faltado??
É isso que o Senhor espera de nós! A mesma atitude que teve o samaritano!
Talvez quando voltarmos a Ele para dar graças por tudo, Ele nos pergunte: e onde está fulano, onde está cicrano que não voltou para agradecer??
Entenda que tudo que voce tem não é merecimento seu; apesar de ter uma cota do seu esforço que é necessário e indispensável; mas é fruto da misericórdia de Deus!
Portanto não deixe de dar graças por tudo! Isso vai lhe trazer salvação!
コメント