Limão & Saude
- Compartilhado por Vera Jones. Fonte das
- 8 de fev. de 2016
- 4 min de leitura

NO princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. (Gn 1: 1-4).
Depois que Deus fez a separação entre a luz e as trevas, tudo de bom começou a acontecer. Ele criou a porção seca chamada terra e aí plantou ervas e árvores frutíferas. Como o nosso Deus não faz nada sem propósito, precisamos descobrir o que Ele quis nos transmitir com a variedade de frutos que há sobre a face da terra e suas potencialidades tanto nutritivas como medicinais. Os laboratórios não perdem tempo em pesquisar plantas e descobrir o benefício que cada uma delas pode oferecer; então sintetizam quimicamente o valor medicinal que oferecem transformando nos conhecidos medicamentos alopatas e vendem por preços, as vezes, exorbitantes. É sábio praticar a medicina preventina para não cair nas mãos da medicina curativa, que é mais cara e causa mais danos ao no
sso organismo através dos efeitos colaterais. Hoje muitos praticam a "Fitoterapia" que é o tratamento de doenças mediante o uso de plantas medicinais e que vem crescendo notadamente nesse início de século.
Se voce já anda com Deus, já está de baixo da Sua luz poderá receber tudo de bom que Ele deseja compartilhar com Seus filhos. Portanto, agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o que o limão pode nos oferecer!

Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes e molhos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. Enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica. O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. Contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.

Originário da Índia, o limoeiro, levado pelos árabes, chegou à Espanha e ao norte da África no começo da Idade Média e logo se tornou uma das plantas mais típicas da região mediterrânea. Trazido pelos portugueses, aclimatou-se perfeitamente ao Brasil, onde floresce e frutifica o ano todo. O limão é rico em vitamina C, da qual contém cinqüenta miligramas em cem gramas de polpa. Fornece vários subprodutos, como o ácido cítrico, usado nas limonadas artificiais; a pectina, que dá consistência a geléias e pomadas; e o óleo essencial, comum na produção de sabonetes, perfumes e extratos aromatizantes.
As variedades de limão mais conhecidas são:
Limão-galego: Pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara. Limão-siciliano: Grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego Limão-cravo: Parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte Limão-taiti: De tamanho médio, casca verde e lisa,muito suculento e pouco ácido.
Para comprar o limão deve-se tomar as seguintes precauções:
Limão-galego: Deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos. Limão-siciliano: De cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego. Limão-cravo: Mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo. Limão-taiti: Com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.
OBS: Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara.

Dicas culinárias:
Para dar um gosto especial aos bolos, basta acrescentar raspa de casca de limão. O limão é o melhor tempero para ostras.Para acompanhar legumes cozidos, peixes e assados, experimente o seguinte creme: misture 5 colheres (sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite, um pouco de sal e pimenta-do-reino. Os refrescos e os chás ficam excelentes quando são temperados com umas gotas de limão Para conservar a metado de um limão que ainda não foi usada, coloque num pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve à geladeira. Um pouco de suco de limão acrescido à água de cozimento dos frutos do mar deixa as carnes mais brancas e firmes. Se for usar apenas algumas gotas de suco de limão, não desperdice a fruta toda. Faça um buraquinho com um palito e esprema a quantidade desejada. Depois volte a guardar o limão na geladeira. Para conservar o limão por mais tempo, guarde em um vidro bem fechado. Para obter mais suco do limão, bata a fruta com um martelinho antes de cortar. Após ter espremido um limão para usar no seu suco, embrulhe a casca em papel de alumínio e congele. Use em receitas que pedem casca de limão. Quando for usar a casca de limão ralada, tome cuidado para não ralar junto a parte branca, porque ela amarga a receita. Para que o doce de casca de limão fique bem verde, ferva em tacho de cobre.
Assim é o nosso precioso Deus. Criou todas as coisas para nos beneficiar. Precisamos, porém, esquadrinhar a Sua Palavra para descobrir as maravilhas nela contidas!































Comentários