top of page
Destaques
Buscar

Humildade - um atributo necessário para nosso crescimento!

  • Vera Jones
  • 22 de fev. de 2016
  • 4 min de leitura

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fp 2:3).

Podemos começar essa reflexão sobre humildade, refletindo no próprio caráter de Cristo. Muitos falam de Cristo, mas não demonstram um conhecimento verdadeiro sobre Sua pessoa. Como um Deus pode lavar os pés dos Seus discípulos, ser batizado por um homem terreno, ser açoitado e ter a Sua imagem denegrida por um povo sobre o qual Ele tinha todo o poder e autoridade, ser ridicularizado por um exército que poderia ser destruído simplesmente através de uma Palavra que saísse da sua boca?

Que sentimento estranho é esse que a nossa mente humana e pequena não pode compreender? Nem os reis do Seu próprio povo, levantados por Deus, tiveram esse atributo divino no seu caráter de uma forma plena; sabemos que o poder, a autoridade e o trono confundem a nossa mente, transtornam o nosso ego e nos fazem pecar; por isso precisamos, a cada dia, conhecer a Cristo de uma forma mais íntima para entender esse atributo que só existe em pessoas desprovidas de ego. A humildade não faz parte do mundo terreno, mas do mundo espiritual onde Deus habita. O mundo terreno é um mundo de competições entre os homens, onde cada um, dependendo do seu nível de ambição quer receber medalhas e reconhecimentos pelos seus próprios feitos; precisamos entender, porém, que somos pó e que nenhum valor temos a não ser pelos méritos de Cristo.

Veja o que diz a Palavra em Pv 18:12 - "O coração do homem se axalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade".

Assim é o nosso coração; ele se axalta nos nossos próprios feitos sem admitir que o único que deve ser glorificado é o Senhor. Então Deus, no Seu poder e autoridade, vem e nos abate até que entendamos a quem pertence a medalha.

Veja a recomendação divina para o êxito: "Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele o exaltará" (Tg 4:10). Essa é a chave e a receita que dá certo.

Voce quer ser o maior dentre todos? Então seja um servo. Assim nos recomenda a Palavra do Senhor!

"Pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”; (Lc 22:26).

E voce que é muito jovem e ainda andou pouco pela vida, talvez não entenda como deva se comportar. Mas veja o que recomenda a Palavra de Deus: "E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: ’Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!’ Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo”; (1Pe 5.5,6).

Para desejarmos esse atributo divino do caráter de Cristo, precisamos reconhecer que somos limitados e estreitos; e que somente através de Cristo é que poderemos praticar ações de humildade. Isso não tem nada haver com o fato de sermos pobres ou ricos, sábios ou indoutos.... Tem haver, simplesmente, com a manifestação de Cristo no nosso interior evidenciando atitudes que estão conforme a Palavra de Deus. Sem dúvida, para desempenharmos o serviço do Senhor, é imperativo que haja esse sentimento no nosso coração.

Na Bíblia temos alguns exemplos de homens que evidenciaram esse caráter. E analisando, primeiramente, a Jesus como um homem (pois Ele assim se fez, mesmo sendo Deus) vemos o que Ele deixou registrado em (Mt 11:29).

"Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Ou seja, a humildade traz descanso para a nossa alma.

Veja o entendimento que Abraão teve com relação a se submeter a Deus, inclusive para lhe fazer um pedido em prol do seu sobrinho Ló;

“Abraão voltou a dizer: —Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo, pois tu és o Senhor, e eu sou um simples mortal”; (Gn 18.27).

Isso mostra o temor a Deus que Abraão tinha no seu coração.

Veja a atiude de Jacó perante Deus:

“Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado”; (Gn 32.10).

Veja a atitude do Rei Davi:

“O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim: —Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece”; (2Sm 7.18).

Por fim, veja o conceito que o apóstlo Paulo tinha de si mesmo:

“O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”; (1Tm 1.15).

O mundo vem com seus valores caídos da graça e tentam contaminar os corações a fim de que ignorem a Cristo e a Sua Palavra. Porém, devemos nos aproximar cada vez mais de Deus e permitir que o sentimento da humildade tome conta de todo o nosso ser, fazendo-nos reconhecer que nada somos e que tudo quanto façamos deve ser para a exclusiva honra e glória do Senhor Jesus Cristo.

Que o exemplo de Jesus seja observado por todos e que possamos lavar os pés uns dos outros, manifestando assim, não a atitude de um homem simplesmente, mas a atitude de um Deus que se fez homem e que é manso e humilde de coração.

 
 
 

Kommentare


Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page