Adversidade ou desafio? Depende como você encara!
- Vera Jones
- 12 de abr. de 2016
- 5 min de leitura

Podemos começar esse texto com essa reflexão:
"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas".
Temos vivido, ultimamente, momentos bastantes desfavoráveis com relação a situação política e econômica do país. Empresas decretando falência, milhares de desempregados, chefes de família angustiados por não poderem prover as necessidades da sua família....... Em fim, estamos vivendo momentos bastante adversos.
Aqueles que não conhecem a Deus se desesperam e as vezes cometem loucuras; e mesmo aqueles que já desenvolveram uma intimidade maior com o Senhor se sentem abalados em algum momento. Porém, quando vamos à Palavra de Deus conhecemos histórias de pessoas que passaram por momentos bastante adversos e que apesar de não terem sido poupados por Deus com relação a esses momentos, receberam uma recompensa no final da prova a que foram submetidos.
Vamos, então, refletir um pouco sobre a história da vida de Jó. Você pode ler todo relato das adversidades que Jó passou na Bíblia Sagarda.
A Bíblia relata que Jó era um homem reto, íntegro, temente a Deus e que se desviava do mal. Era um patriarca muito rico, com muitos bens, tinha muitos servos, possuía sete filhos e três filhas e era considerado o maior de todos os do Oriente; porém, essa consideração não levava em conta somente as suas riquezas, mas, principalmente, as suas qualidades morais e espirituais.
Devemos, porém, atentar que mesmo com as qualidades morais e espirituais que jó já tinha conquistado diante de Deus, o Senhor queria leva-lo a uma experiência e conhecimento maior desse Deus que ele se relacionava. O Senhor queria submeter Jó a uma purificação mais intensa , a fim de que ele pudesse herdar coisas maiores do Reino de Deus. E essa purificação veio através de muitas adversidades como: perdeu todos os seus bens, perdeu todos os seus filhos e foi acometido de uma doença grave no seu corpo.
Porém Jó nunca blasfemou contra o seu Deus, apesar de toda a adversidade a que foi submetido. Veja o que ele diz no verso abaixo:
Jó 27:1-5
E prosseguindo Jó em seu discurso, disse:
Vive Deus, que desviou a minha causa, e o Todo-Poderoso, que amargurou a minha alma.
Que, enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas,
Não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano.
Longe de mim que eu vos justifique; até que eu expire, nunca apartarei de mim a minha integridade.

É difícil; mas eu consigo no Nome do Senhor!
Jó, passou por uma prova que talvez nenhum de nós tenhamos passado, mas como recompensa ele herdou do Senhor a porção dobrada do Seu Espírito - o Espírito de Cristo em sua vida em um grau de plenitude muito maior do que antes.
A Bíblia relata que o Senhor mudou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuía. Assim abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro. (Leia o capítulo 42 do Livro de Jó que fala da sua restauração).
Quando eu e Sérgio estivemos em Assunção, contratamos um passeio no qual o guia tinha uma história parecida com a de Jó, porém um pouco mais amena. Ele perdeu toda a sua família, esposa acometida de um câncer e filhos em um incêndio de um supermercado. Casou-se de novo, gerou mais 2 ou 3 filhos e sua segunda esposa também estava lutando contra um câncer. Não sabemos o final dessa história, mas nos lembramos nessa época da história de Jó e que adversidades todos passarão nessa vida.
Ou seja, será que Deus se deleita em ver Seu povo sofrer? Com certeza que não; o objetivo Dele é outro e muito mais nobre do que possamos imaginar. Ele quer nos purificar a tal ponto, a fim de que estejamos preparados para receber a imagem e natureza do Seu Filho Jesus Cristo; e que possamos herdar todo o Seu Reino aqui na terra e na eternidade.
Um outro homem que passou por muitas adversidades foi Davi. Apesar de ter cometido pecados Ele recebeu uma grande benção em sua vida. Foi chamado "o homem segundo o coração de Deus". O que podemos concluir dessa afirmação?
Davi foi um guerreiro por excelência e ele guerreava tanto contra os seus inimigos físicos como contra a sua própria natureza. Sabemos que nascemos em pecado e que faz parte da nossa natureza o orgulho, a arrogância, o status que conquistamos.....
Porém para herdarmos o coração de Deus, precisamos guerrear contra todos esses inimigos que carregamos no nosso coração. Sabemos que o coração de Deus é diferente do nosso: ELE pensa diferente, ama diferente, abençoa diferente de qualquer um de nós. E Davi alcançou essa grande benção pois soube se posicionar diante das adversidades da sua vida.

Tudo posso naquele que me fortalece!
Veja o que Davi escreveu no Salmo 27:
1
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
2
Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
3
Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
4
Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
5
Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.
6
Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.
7
Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
8
Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
Veja o que Davi recomenda no verso 14 desse Salmo 27:
14 - Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.
Sem dúvida, tanto Jó como Davi passaram por momentos de crise, de desesperança, de dúvidas. Talvez se sentiram em um túnel em busca de uma luz. Mas veja como Davi começa esse Salmo:
"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei"?

Agradecemos a Deus por todos os momentos adversos, pois sabemos que ELE tem o controle de tudo!
Estava lendo uma entrevista do empresário fundador da "Cacau Show" onde ele mostra atitudes que podem nos contagiar, principalmente se já conhecemos ao Senhor e já experimentamos a Sua fidelidade. Veja abaixo o que ele diz:
"A crise existe mas não posso ficar parado".
"Não adianta ficar criticando o governo, ele vai atrapalhar de qualquer jeito. A situação não está legal, mas não está boa para todo o mundo, inclusive para o meu concorrente. Tenho que trabalhar pois há muito cliente para conquistar".
"Se você percebe que vem um vento forte contra você, você acelera mais. A resposta que damos para isso é a atitude de fazerem as coisas acontecerem. Contra a crise tem que ter mais trabalho, mais engajamento, mais criatividade e mais liderança".
Essa é a nossa mensagem da semana: Contra a crise mais trabalho, mais liderança, mais ânimo, mais criatividade e principalmente mais oração pois já conhecemos a fidelidade do nosso Deus!
Que o Senhor abençoe a todos com essa revelação: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei"?
Comments