Getsêmani - Um Lagar do Azeite
- Vera Jones
- 7 de mai. de 2016
- 6 min de leitura

Voce sabe o que significa “Getsêmani”?
Em aramaico, “Gath Shemen” significa “um lagar de azeite”.
Getsêmani é o nome dado a um jardim situado a leste de Jerusalém, além do Vale Cedrom, e perto do Monte das Oliveiras. Ele mede 50m x 47m e é cercado por muros levantados pelos padres Franciscanos em 1848. (Novo Dicionário Bíblico- Ed. Novas Vidas – Soc. Religiosa).
Como todos nós, Jesus também tinha o hábito de buscar um lugar mais isolado para orar, colocar as suas petições diante do Pai, avaliar os acontecimentos recentes e refletir sobre o Plano do Pai para a Sua vida. Porém, além de tudo isso, nesse lugar Ele tinha uma comunhão íntima e intensa com o Pai, a ponto de fortalecer e animar a Sua alma diante das adversidades que teria que enfrentar.
Veja o que ficou registrado em Jo 18:1-11.
1 TENDO Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos.
2 E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos.
3 Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
4 Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
5 Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
6 Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.
7 Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
8 Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;
9 Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.
10 Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
11 Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?
Podemos concluir que no Getsêmani nos encontramos mais preparados espiritualmente para tomar decisões de grande vulto. A intimidade com o Pai e a unção derramada sobre nós nos capacita com a coragem necessária.
No Getsêmani recebemos uma visão maior do porvir. Apesar de ter que enfrentar momentos difíceis, temos a convicção do Plano do Pai para a nossa vida e da Sua fidelidade. Quando saímos desse lugar já não somos mais os mesmos.
O Getsêmani é o lugar onde as azeitonas são prensadas, esmagadas, comprimidas, moídas para poder ser extraído o melhor azeite (o azeite extra virgem). Quanto melhor a qualidade do azeite extraído por cada situação difícil que passamos, maior será a unção de Deus que receberemos. Nós somos as Suas azeitonas!

TODOS NÓS TEREMOS QUE PASSAR PELO GETSÊMANI
Sendo cristãos ou não passaremos por esse caminho
Vamos refletir um pouco sobre um momento da vida de Nicodemos e veremos que ele também passou por um grande Getsêmani.
Seu nome significa "homem do povo". Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo, era membro do Sinédrio, pertencia ao partido dos fariseus e possuía muita autoridade. Jesus o chamou "mestre de Israel" e certamente era um "doutor da lei".
Nicodemos sentiu muito desejo de conversar com Jesus, mas temia a reprovação dos fariseus, por isso preferiu se encontrar com ELE a noite. Alguns creem que esse encontro aconteceu no Jardim do Getsêmani, onde Jesus tinha o hábito de ficar só buscando a presença do Pai.
Jesus recebe a Nicodemos, sabendo que aquela alma, futuramente, superaria a sua fraqueza.
Veja o que Jesus, na Sua franqueza peculiar, disse a Nicodemos:
1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Apesar da recomendação de Jesus para Nicodemos de que era "necessário nascer de novo", Nicodemos teve a revelação de quem era Jesus. Nesse encontro, Nicodemos pode comparar o que ele tinha quando se colocou diante de Jesus.
Nicodemos tinha a lei no seu coração; Jesus tinha a vida.
Veja abaixo as palavras de Nicodemos e o que Jesus lhe diz:
1- E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2- Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3- Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O Getsêmani de Nicodemos foi reconhecer que a sua doutrina não herdava o Reino dos Céus. Era necessário nascer da água e do Espírito. Uma mudança de direção!
Nicodemos não teve a coragem de procurar a Jesus durante o dia, pois isso iria comprometer a sua posição como "príncipe de Israel". E essa era a sua fraqueza!
Porém, diante de tanta unção vista em Jesus, ele não pode se deter e O procurou a noite para declarar aquilo que tinha visto. Essa unção viva que sempre estava sobre Jesus era a vida do Pai, era a unção do Espírito Santo, devido aos momentos que ELE passava no Getsêmani. Ai, Jesus confirmava no seu coração todo o plano traçado pelo Pai para a sua missão nesta terra. E ainda não tinha chegado o pior momento!
Assim como aconteceu com Nicodemos, todos nós temos dificuldade em nos desapegar da nossa doutrina, dos nossos condicionamentos, da posição que já conquistamos. Humanamente falando isso é impossível, porém quando recebemos a graça de Deus - essa força divina - ai, sim, temos a coragem de mudar de direção.
O Getsêmani de Jesus foi uma prova de fogo na Sua vida; porém ELE não se negou a beber o cálice que o Pai tinha proposto para ELE. Veja abaixo:
Mc 14.35 - E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora.
Mc 14.36 - E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
Era muito difícil para um judeu, principalmente para um fariseu, entender o sentido espiritual das palavras de Jesus. Por serem filhos do patriarca Abraão, eles julgavam-se já aperfeiçoados. Por apresentarem um aparente zelo pela Lei de Moisés, acreditavam em uma pureza intrínseca da sua raça. Nicodemos não conseguia ver que o Reino de Deus não vinha de fora para dentro; que o Reino de Deus é algo interior, que deve estar, primeiramente, no coração. Estando no coração, ele é externado naturalmente.

Jesus passou pelo Seu Getsêmani; Nicodemos também. O apóstolo Paulo que também era um fariseu zeloso da Lei de Moisés teve que passar pelo seu Getsêmani para nascer de novo - nascer da água e do Espírito. Depois que Paulo passou por esse "Lagar de Azeite" uma nova unção esteve sobre a sua vida, a ponto de se entregar, totalmente, pela causa de Jesus.
E você? Como está diante dessa experiência que o Pai propõe a todos?
Murmurando, buscando explicações ou desfrutando desse "Lagar de Azeite" onde somos comprimidos, esmagados, moídos a fim de que seja extraído o melhor azeite da nossa vida ?
Ai recebemos a unção do Espírito Santo que nos capacita com poder e glória para vencer a este mundo e pregar a Palavra de Deus por onde passarmos!
LEITURA COMPLEMENTAR: leia a mensagem postada no nosso Blog em 20 de junho de 2015.
Tema: "A obra acabada passa pelo Getsêmani".
Comments