Os Dons do Espírito Santo - Parte Dois.
- Vera Jones
- 29 de jun. de 2016
- 6 min de leitura

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, ao homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. (Ef 4: 11-13).
O Plano de Deus é sempre perfeito e nele o homem sempre está como protagonista, pela bondade e vontade do próprio Senhor. Mesmo sendo o "Todo Poderoso" do universo e podendo tudo, Ele sempre pede a colaboração do ser humano para que Seu Plano seja cumprido na face da terra. Depois da queda do homem, houve uma ruptura na unidade de pensamento, na unidade da fé, na unidade de propósitos e metas. Por isso Jesus, quando foi elevado ao céu, pediu ao Pai que enviasse o Espírito Santo para dirigir os homens na sua caminhada aqui na terra. Jesus esteve conosco, de uma forma física e em um corpo humano por três anos e meio, corrigindo doutrinas, imprimindo princípios, falando do Reino e do porvir. Hoje temos o Espírito Santo dando continuidade a esse trabalho através de homens e mulheres que receberam um chamamento, receberam dons e ministérios para esse fim.
E o fim ou o objetivo desse presente e privilegio é restituir a unidade de pensamento, de sentimento, a unidade da fé e levar a Igreja ao conhecimento pleno de Cristo, como lemos em
(Ef 4: 11-13), transcrito acima.
Os dons e ministérios não foram dados para a glória do homem, nem para serem ovacinados por outros; mas, foram dados com um propósito bastante definido: "Levar a igreja de Cristo à perfeição, a estatura do varão perfeito - Cristo Jesus".

Com relação aos ministérios sabemos que eles são representados por uma mão; e mão nos fala de serviço a Deus e ao próximo. São eles: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
Através do Espírito Santo podemos receber dons espirituais e, quando desenvolvidos, poderemos futuramente receber algum ministério e contribuir para a edificação da Igreja de Cristo aqui na terra. O apóstolo Paulo nos exorta que não devemos ser ignorantes com relação aos dons.
Leia em (1Co 12:1-11).
ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

Vamos, então, refletir um pouco sobre os dons espirituais e procurar identificar na nossa vida cristã com que dom ou dons o Senhor está nos presenteando para contribuirmos para a edificação da sua casa e da sua igreja.
Os dons espirituais formam a base do crescimento espiritual e capacita o crente para o serviço. Seu exercício é fundamental, tanto na adoração como na edificação da Igreja. Eles podem ser classificados em três grupos:
Primeiro - Dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.
Segundo - Dons de poder: fé, dons de cura e operação de maravilhas.
Terceiro - Dons de inspiração: profecia, variedades de línguas e interpretação de línguas.
Podemos concluir acima que, sem dons espirituais não haverá crescimento na igreja; e que o seu exercício é fundamental.
Vamos conhecer um pouco sobre cada um, porém se você foi tocado pelo Espírito Santo e já recebeu algum dom, deve aprofundar o seu conhecimento no dom recebido e procurar exercitá-lo. Se você ainda não recebeu ou não consegue identificar algum dom do Espírito Santo, busque de Deus essa revelação juntamente com o seu pastor. Esse passo é fundamental para o crescimento da sua vida cristã. Não deseje ter o dom que seu irmão tem; Deus reservou um específico para você e que será de grande benção para a sua igreja.

Saiba mais sobre os Dons Espirituais. Não se conforme com uma vida espiritual magra. Deus quer lhe usar!!!
DONS DE REVELAÇÃO:
São assim chamados porque concedem ao crente poder para o saber. Ou seja, recebemos do Espírito Santo informações e revelações de forma sobrenatural, com a finalidade de tornar-nos capazes de conhecer o pensamento divino e a intenção dos opositores da obra divina, em certos momentos, ou para fins específicos.
1- Palavra da sabedoria e da ciência: - A capacidade de saber e de aplicar as revelações são as principais virtudes da sabedoria e da ciência.
A palavra da sabedoria é o conhecimento dado pelo Espírito que capacita o crente a perceber, falar e agir no momento adequado e em circunstancias tais, que os elementos naturais se tornam inúteis.
Leia Tiago 3: 13-17.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Leia 1Co 2:6-8.
Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
A palavra da ciência ou do conhecimento também não provém de habilidades humanas. Não é adivinhação; fenômeno psíquico, perceptivo ou telepático (leia Dt 18:9 a 12) e nem tão pouco é o resultado de um profundo conhecimento bíblico e teológico.
A palavra da ciência é uma revelação sobrenatural que Deus concede aos crentes em certos momentos de suas vidas, com a finalidade de socorrer os seus e manifestar sua glória e poder.
As palavras da ciência e da sabedoria se completam. A primeira permite conhecer os segredos divinos; a segunda leva o crente a aplicar corretamente os conhecimentos revelados no momento certo e dirigido pelo Espírito Santo.
Leia Dt 18:9-12.
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.

O Temor do Senhor é o Princípio do Saber.
Quando lemos Gênesis 2, o "Livro dos Princípos" vemos que Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista e boa para comida; dentre elas estavam a "Árvore da Vida" e a "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal".
E qual foi a recomendação do Senhor para Adão e Eva?
A recomendação foi que eles podiam comer de todas as árvores, menos a do conhecimento do bem e do mal. Quem come da "Árvore da Vida" está se alimentando de Cristo e pode receber o dons de revelação através do Espírito Santo. Quem só se alimenta da "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal", está se alimentando de conhecimentos humanos e certamente terá uma vida espiritual morta. Salomão, sabiamente pediu a Deus conhecimento e sabedoria para poder governar o Seu povo. O Senhor ficou tão contente que além disso lhe deu riquezas, bens e honra. Salomão recebeu o conhecimento e sabedoria do alto, porém não soube administrar esse dom que recebeu e se desviou do caminho trazendo sérias consequências para a sua vida.
E você, está administrando bem os dons que recebeu?
Veja o que diz Provérbios 2:6 - "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento".
Busque o Senhor a cada dia. Busque o Seu conhecimento e a Sua sabedoria para enfrentar as lutas diárias. De repente, você pode ser presenteado com um Dom do Espírito Santo para ser usado por Deus na sua igreja ajudando, assim, na edificação do Corpo de Cristo aqui na terra.
Yorumlar