Um pouco mais sobre o Espírito Santo - parte três.
- Vera jones - baseado no Curso "A Pessoa do
- 1 de ago. de 2016
- 10 min de leitura

Sobre o aposento alto:
A Bíblia diz que os apóstolos estavam no aposento alto, sentados e comendo, talvez como vc está agora; eles estavam arrodeados da sua família espiritual, principalmete- talvez assim como vc está agora, também; então veio o Espirito de Santidade sobre eles - (um dos nomes do Espírito Santo).
Em (Rm 1:4) é mencionado o Espírito de Santidade.
-E qual a diferença entre o Espírito Santo e o Espírito de Santidade?
O Espírito Santo enfatiza o caráter moral do Espírito. O Espírito de Santidade significa que o Espírito Santo não somente é santo em si mesmo, mas nos imparte santidade; Ele imparte o que Ele é. Precisamos, portanto estar com o Espírito Santo para poder receber o Espírito de Santidade e ser como Ele.
Outro nome do Espírito Santo é o Espírito de fogo.
Deus não pode ser entendido com a nossa mente; Ele está acima disso. Nenhum homem tem a capacidade de descrever a Deus sem a ajuda do Espírito Santo. Por isso Ele usa símbolos para nos dar maior entendimento. Uma das definições talvez, mais comum para nós é que o Espírito Santo é fogo. Deus falou com Moisés na sarça ardente através da manifestação de fogo - a sarça se queimava, porém não era consumida. Ele protegeu a Israel dos seus inimigos com colunas de fogo; e era isso que os inimigos enxergavam. Na arca da aliança, Ele morava entre os querubins e se apresentava como um fogo. Diante do profeta Ezequiel Ele se apresentou como um fogo. Em Pentecostes Ele também se revelou como fogo. Qdo Ele caiu sobre as oferendas e sacrifícios, Ele se revelou como fogo. Em At 2:3, lemos que em Pentecostes apareceram línguas repartidas como de fogo..... No aposento alto Ele se manifestou como vento e tb como fogo.
O Espírito Santo estava se movendo do exterior para o interior. E a glória shekiná que esteve um tempo no Lugar Santíssimo, estava agora ardendo no coração dos apóstolos.
Esse fogo invadiu os corações dos apóstolos naquele dia; era um sinal que a partir daquele momento eles se tornaram homens e mulheres de fogo. Um povo peculiar de Deus; filhos e filhas da chama. O fogo que tinha seguido a seus pais, agora estavam sobre eles.

-O que significa para nós o fogo de Deus??
-Primeiro, Ele significa o nosso fogo moral; a ideia da pureza moral; o Espírito Santo, sendo Deus, é infinitamente puro; entre os homens e os anjos há diferentes graus de santidade, mas o Espírito Santo é o maior grau de santidade.
Isso significa que,quanto mais tivermos Dele, mais santos seremos. Ele é a essência daquele que é inefavelmente puro. Quem for cheio do Espírito Santo deve julgar sua própria vida, para que não seja encontrado nenhum pecado. Ser santo é um mandamento sério; ser um cristão verdadeiro não significa ser simplesmente pessoas felizes, mas primeiramente buscar a santidade de Deus através do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o nosso fogo moral, mas também o nosso fogo espiritual:
Através desse fogo espiritual nós podemos adorar com a verdadeira adoração. Só o Espírito Santo pode elevar nosso louvor e adoração ao Pai, cada vez mais alto. Podemos desenvolver métodos de adoração (e os métodos podem nos favorecer), mas sem o Espírito Santo cairemos em rituais e sacrifícios. A adoração verdadeira significa que adoramos em espírito e em verdade – por isso precisamos estar cheios do Espírito Santo.
Podemos ter toda a verdade, mas devemos adorar em espírito e em verdade.
Para crescermos na nossa adoração precisamos do Espírito Santo. Apesar de necessitar dos métodos e do entendimento, a Palavra nos diz que devemos adorar em espírito e em verdade – por isso precisamos do Espírito Santo.
Precisamos estar atentos quando estamos adorando porque a carne sempre tenta se intrometer em tudo na nossa vida, inclusive na nossa adoração.
A nossa carne sente prazer nos rituais, nos costumes, na religião. A adoração sem o Espírito Santo não é uma adoração verdadeira. Quando estamos adorando temos que estar de baixo da influência do Espírito Santo e submissos a Ele. Paulo diz no contexto da adoração, que nós não devemos ter confiança alguma na carne. O Espírito Santo nos leva a um nível de adoração cada vez mais alto – a adoração verdadeira. Há mto mais na adoração do que o que temos conhecido até agora....
Uma das coisas que podemos observar nos apóstolos é como eles eram, como eram suas atitudes, antes do Espírito Santo e depois do Espírito Santo.
Uma lembrança que sempre vem a nossa mente é Pedro. Ele nem teve coragem de enfrentar a uma empregada que lembrou a ele que era seguidor de Jesus e acabou O negando por 3 vezes; e depois do Espírito Santo vemos aquele Pedro que se regozija quando foi preso e açoitado por estar proclamando o nome de Cristo; podemos também constatar a presença do Espírito Santo em sua vida, quando escreveu cartas maravilhosas sobre o reino de Deus.
Em At 2:37-39 lemos sobre o discurso de Pedro:
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Eles passaram de discípulos para apóstolos; passaram de homens débeis para homens justos, fortes, atrevidos; passaram de simples pessoas para pessoas de fogo.
O Espirito Santo também é nosso fogo intelectual.
O Espírito Santo tem raciocínio, tem uma lógica divina. O nosso intelecto deve ser rendido ao Espírito Santo, se não se torna um intelecto vazio.
Lemos em 2Tm 1:7: "Porque Deus não nos deu o espírito de temor , mas de fortaleza , e de amor , e de moderação" .
Na Bíblia em espanhol diz “domínio próprio”; em inglês diz “mente sã”. A nossa mente deve trabalhar para o Espírito Santo. Uma mente cheia do Espírito Santo é um gozo para nós e para Deus!!
Quantas vezes o Espírito Santo tem provido seus pensamentos, mostrando como deves pensar e o que pensar? É uma vida linda e prazerosa quando o Espírito Santo está governando nossa mente. O mudo precisa de mentes cheias do Espírito Santo.
Davi, Paulo, e muitos outros tiveram suas mentes governadas pelo Espírito Santo e como consequência temos os Salmos, as epístolas de Paulo que nos ensinam tantas coisas úteis e imprescindíveis para a nossa vida e a nossa caminhada com Cristo.

Por outro lado a mente dos fariseus eram mentes muita agudas, cheias de teologia, mas sem amor; eram e são até hoje, pensamentos sem vida apesar da sua doutrina correta. A doutrina correta sem a presença do Espírito Santo é pura morte.
De acordo com Lc 18, isso é pior do que um pecador ignorante.
O Espírito Santo é tb nosso fogo emocional:
A Bíblia nos ensina que há algo em Deus que é igual a nossas emoções. Ele experimenta algo como nosso amor, nossa alegria e nossa dor.
Em Sf 3:17 podemos ver algo disso: Ele se alegra, se entristece, o profeta Isaias diz que Ele se ira; a Bíblia diz que Ele sente e se regozija.
Por outro lado, a condenação não é uma emoção do Espírito Santo. O pecado trata de tomar as emoções dadas por Deus e as modifica para nos fazer sentir mau.
O Espírito Santo é o nosso fogo emocional. Ele quer que choremos com os que choram e nos alegremos com os que se alegram. O Espírito Santo quer que nós sintamos as coisas da mesma maneira que Ele sente. Não seria emocionante viver dessa maneira?
Outra boa norma de vida está em (1Ts 5:19) – “Não apagueis (extingais) ao Espírito”.
Nós podemos extinguir, apagar o fogo de Deus quando nos voltamos para os nossos sentimentos e pensamentos através da condenação, de sentimentos que nós mesmos nos afligimos.
Porque o mundo não pode receber ao Espírito Santo?
Jo 14:17 diz isso. O problema é que a igreja está se unindo ao mundo. Mas essa união é ilícita pois os princípios e os frutos são diferentes.
Em 1 Co 2:12 lemos que nós não temos recebido o espírito do mundo. O espírito do mundo é outro espírito, diferente do Espírito Santo.
Em (2Co 4:4) diz que o Deus desse mundo (satanás), cegou o entendimento dos incrédulos para que não resplandeça a luz do evangelho. Vemos aí que o mundo está debaixo desse espírito.
Em Jo 7:7 lemos que o mundo aborrecia a Jesus.
Em Lc 21:12 vemos que o mundo não se interessou em perseguir os discípulos antes de ter chegado o Espírito Santo, mas sim depois.
O mundo se interessou em crucificar a Jesus, porque Ele pensava, andava e falava conforme o Espírito Santo.
Jesus dizia que quando viesse sobre os discípulos o Espírito Santo, então eles seriam perseguidos. Através de toda a Bíblia há uma linha de demarcação muito clara entre o mundo e a igreja. Há um abismo grande entre o mundo e a igreja. Os que tem o Espírito Santo serão acusados de intolerantes, que não tem amor.... Aqueles que seguem ao Senhor, o estão fazendo porque sua natureza é invadida pelo Espírito santo.
O Espírito Santo é chamado “o óleo de alegria”:
Em Hb 1:9 lemos:
Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
E porque o Espírito Santo é chamado “óleo de alegria”? Podemos ver isso em alguns versos.
Em Lc 4:18 – o Espírito de Deus estava sobre Jesus para dar boas novas aos pobres.
Em At 10:38 – diz que Deus ungiu com o Espírito Santo e com poder a Jesus de Nazaré.
O Espírito Santo é o gozo do Senhor!!
At 13:52 - diz que os discípulos estavam cheios de gozo e do Espírito Santo.
Rm 14:17 – porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo.
Rm 15:13 - que o Deus de paz vos encha de paz e gozo para que abundeis em esperança no Espírito Santo.
1Ts 1:6 - receber a Palavra no meio de grande tribulação com gozo do Espírito Santo.
Quando estamos andando deprimidos, cabisbaixo, reclamando todo o tempo é porque não estamos com o Espírito Santo.
Alguém que tem estado com o Espírito Santo, uma das coisas que tem é gozo (alegria). Isso não significa que não tenha cargas, que não esteja passando por situações difíceis, porém sua atitude é sempre de gozo no Espírito Santo; na certeza de que das tribulações possam tirar um peso de glória que as alegrias desse mundo não pode nos dar.

O Espírito santo é o óleo da alegria.
Receba essa unção em sua vida!!!
O Espírito Santo é o Espírito de graça:
Hb 10:29 - o Espírito Santo trabalha em nós para prover a graça que necessitamos. Ele não nos dá graça, mas é o Espírito de graça. Ele em nós permite que vivamos experiências de graça. Esse Espírito de graça nos capacita para fazer tudo que Ele nos pede.
Quando o Senhor nos pede que façamos algo e nos achamos incapazes, devemos pedir graça ao Espírito Santo. Graça não é algo místico ou misterioso, é algo dado quando invocamos o Espírito Santo e Ele vem com Sua força e poder nos capacitando para fazer a vontade do Senhor.
Mesmo as coisas que achamos que já somos capazes de fazer, é importante entender que também essa graça recebemos do Espírito Santo – não é mérito nosso!! E se pensarmos diferentes, Ele pode tirar de nós essa capacidade já conquistada através Dele.
A obra do Espírito Santo - produzir o “Fruto do Espírito” em nós.
Gl 5:22 lemos sobre o “Fruto do Espírito”-
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
A lista que vemos aí de atributos do Espírito Santo é linda, maravilhosa e desejável. Quando damos a Ele o controle da nossa vida, recebemos em troca esse fruto com todos esses atributos relacionados em Gl 5:22. E poderemos mostrar ao mundo, então, o que Ele é. Ponhamos ao Espírito Santo no devido lugar em nossa vida.
Foi o Espírito Santo que fez de Jesus uma pessoa tão especial; capaz de mudar corações, de mudar caminhos, de abrir olhos dos cegos, de fazer coxos andarem, de ressuscitar mortos, de curar enfermos....
O Espírito Santo é visto desde o nascimento de Cristo.
Mt 1:18 - Maria, a mãe de Jesus concebeu do Espírito Santo.
Lc 1:80 - E o menino crescia e se fortalecia em Espírito...
Lc 4:1 - Jesus, depois do Seu batismo nas águas e do batismo no Espírito, saiu do Jordão e foi levado por esse mesmo Espírito ao deserto. Foi o Espírito Santo quem deu a Cristo Seu ministério de cura, de milagres, de autoridade sobre os demônios....
Lc 4:18 - leia o que o próprio Jesus diz aí: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração".
Rm 8:11 - Jesus é ressuscitado pelo poder do Espírito Santo.
Depois que Jesus foi crucificado e morto, com certeza Seu corpo estava frio e sem vida; mas por causa do poder do Espírito Santo, Jesus ressuscitou em majestade e agora está na glória do Pai de onde veio.
Podemos ver aí a unidade perfeita entre as 3 pessoas da trindade; cada uma desempenhando seu papel conforme a vontade do Pai, sem atritos ou contendas. É assim que o Pai quer ver o corpo de Cristo atuando aqui na terra; no nome de Jesus, com o poder do Espírito Santo, usando os dons e ministérios que estão sendo distribuídos para a edificação da igreja; para então voltarmos para o Pai e habitarmos na Sua gloria.

Não queira melhorar. Deseje matar o seu EGO a fim de que o Espírito Santo possa habitar no seu ser com toda a Sua plenitude!!!
Agora reflita no seguinte: qual é a diferença entre Jesus (o Deus que se fez homem) e nós?? Ele teve um corpo físico, teve um intelecto, tinha emoções, passou por alegrias e por tristezas.... A diferença essencial entre Ele e nós (comparando no tempo que esteve aqui na terra como homem) é que Ele tinha o poder do Espírito Santo sobre Ele; isso lhe permitia curar, fazer milagres, expulsar demônios mas, principalmente, ter uma comunhão plena com o Pai e fazer a Sua perfeita vontade. No plano do Pai para toda a humanidade está essa mesma proposta: nos resgatar do pecado para a Sua glória!!
Jesus disse a Seus discípulos que maiores coisas eles fariam quando ELE voltasse para o Pai. Mas sempre através do poder do Espírito Santo.
A diferença do que somos agora e do que poderemos ser, se deve apenas ao Espírito Santo sobre nós.
Não temos que melhorar; aliás, melhorar o nosso EU será um desastre ainda maior.... Temos que morrer, matar o nosso EGO, a fim de que Cristo possa morar em nós com o poder do Espírito Santo.
Lembre o que disse Paulo em uma fase da sua vida, quando percebeu que o seu EGO estava morto - suas vontades e seus desejos:
“Não sou eu mais quem vivo; Cristo vive em mim”.
Comentarios