top of page
Destaques
Buscar

Os motivos do coração e o encontro com Deus.

  • texto baseado no Tesouro Bíblico 1 - Pastor Luis
  • 8 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

O capítulo nove do Livro de Atos registra a conversão e o chamamento de Paulo - o apóstolo dos gentios, a visão de Ananias e Saulo e a continuidade do maravilhoso ministério de Pedro - o apóstolo da circuncisão. Já o capítulo dez registra a revelação da purificação dos gentios e a visão de Cornélio e Pedro.

Ambos os capítulos tem em comum o registro de 4 visões celestiais.

E você, tem tido visões celestiais? Essas experiências agregam muito a nossa caminhada cristã.

No Livro de Atos 9:1-2 lemos que Saulo respirava ameaças e morte contra os discípulos de Jesus. Imagine que o ato de respirar é um processo pelo qual os seres vivos obtêm o oxigênio para sobreviver. Nós respiramos, normalmente, a cada quatro segundos (entre inspirar e expirar) e não podemos deixar de fazer isso, se não morreremos.

At 9:1-2

E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

Imagine alguém respirando ameaças e mortes contra outros. Com certeza a alma de Saulo estava contaminada com profundos sentimentos de fúria, menosprezo e ódio acumulados desde algum tempo. Podemos dizer que esses sentimentos eram o oxigênio que mantinha Saulo vivo e lhe dava forças para perseguir aqueles que seguiam ao Messias, que o próprio Saulo e todo o povo judeu esperava. Podemos chamar isso de uma cegueira espiritual total.

Vemos que as nossas ações podem ser movidas pelo ódio ou pelo amor. Ambos os sentimentos tem uma força sobrenatural, porém o amor é movido por um SER que está acima de todas as coisas e que tem todos debaixo da Sua soberania divina. O mundo é movido por forças espirituais, precisamos, portanto, escolher a força que vem do Senhor para nos mover sobre essa terra.

É interessante observar que mesmo quando somos de doutrinas ou ideologias diferentes, podemos ter consenso em alguns pontos. Isso aconteceu entre os fariseus e saduceus que discordavam em vários pontos doutrinais, mas estavam unidos com o propósito de perseguir e matar aqueles que seguiam a Jesus.

Como prova disso vemos Saulo um fariseu fiel, se dirigir a um saduceu para pedir-lhe algo. Lemos nas Escrituras que Saulo se dirigiu à autoridade máxima (o sumo-sacerdote saduceu), a fim de pedir-lhe cartas autorizando-o a agir contra os crentes que se escondiam em Damasco. Porém Saulo não imaginava que esta seria a sua última respiração de ódio e ameaças de morte contra aquela seita (assim eram chamados os seguidores de Jesus) e que dias viriam quando o próprio Saulo receberia proteção daqueles que perseguia com tanto afinco.

As pessoas precisam de experiências tão profundas com seus próprios sentimentos, para reconsiderar seus motivos e ações na vida.

(P.L.B.)

A Luz dos Céus se revela com Amor e Poder. Podemos ver isso na passagem abaixo:

(At 9:3-5).

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

A consciência de Saulo que antes o justificava em suas violentas ações, agora o envergonhava quando se vê caído em terra com aquelas cartas em seu alforje. O ódio nelas contido se desfaz diante daquele que se revela como o Senhor dos discípulos perseguidos. Enquanto essas experiências traumáticas não chegam, as pessoas continuam machucando aqueles que, sem saber, poderiam chegar a ser seus futuros aliados e até coadjutores na vida.

O Senhor ensinou a Seus discípulos a amar os seus inimigos e orar pelos seus perseguidores.

Foi isso que Jesus manifestou a Saulo, o perseguidor do Seu corpo - a igreja, no caminho para Damasco.

A CONVERSÃO DE SAULO DEIXA CLARO O PODER DE DEUS.

O Senhor Jesus chamou dessa maneira a Saulo - esse fanático fariseu!

"SAULO, SAULO". - Saulo assim foi chamado para que soubesse que Jesus o conhecia pelo seu nome.

E surpreso, Saulo responde: "Quem és Senhor"?

Saulo, agora, quer saber quem é esse Senhor que o conhece. Jesus queria confrontar a Saulo com relação aos seus motivos e ações.

Jesus chamou a Saulo para detê-lo na sua determinação de perseguir aos cristãos, da mesma forma que Abrão foi detido na sua determinação de sacrificar o seu filho.

Quantas vezes temos sido detidos pelo Senhor?

Jesus chamou a Saulo para que entendesse que era o tempo do seu chamamento para servi-Lo, assim como aconteceu com Samuel e muitos outros...

Talvez tenha acontecido, também, com você!!!

Não há maior poder de convencimento para um homem do que ser confrontado com os seus ódios e medos, pelo amor e paciência divina.

(P.L.B)

O TEMPO DE DEUS CHEGA PARA TODOS, ASSIM COMO CHEGOU PARA SAULO.

Reflita nessa passagem abaixo:

(Is 49:8)

"No tempo favorável te ouvi, no dia da salvação te ajudei..."

Caindo em terra, no lugar da sua humilhação, o violento e ousado Saulo se encontrou com o seu Salvador e Senhor, diante da Sua Luz e Voz Celestial. Saulo, então, reconheceu que tinha tomado caminho errado e escolhido os motivos incorretos. Desde aquele dia, com a mesma fidelidade que cometia as atrocidades contra o Seu Messias, se tornou um servo fiel ao ponto de entregar a sua própria vida pelo Evangelho.

Todos os homens ouvem um dia a voz do Senhor, que esquadrinha o coração e faz tremer os pilares aos quais se aferra.

Essa voz só é ouvida no lugar baixo, quando nos despojamos da nossa autoconfiança e arrogância e caímos do podium que construímos, como aconteceu com Saulo.

Saulo foi humilhado, caiu do cavalo como costumamos falar, para poder então servir a Deus. Seus motivos, crenças e motivações foram mudados pelo poder de Deus.

Assim também, precisa acontecer com cada um de nós.

Quando ouvimos essa VOZ e vemos essa LUZ do Senhor só nos resta duas coisas:

1- O arrependimento ou a rebeldia.

2- A salvação ou a condenação.

Vamos escolher, sempre, o melhor caminho!!!

OBS: Esse texto foi elaborado tomando como base o trabalho do Pastor Luís Barrios Cárceres da "Igreja Caminhos a Sião" situada no bairro do Cabula.

 
 
 
Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page