Neemias - O intercessor de Jerusalém.
- Vera Jones
- 20 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Voce gosta de fazer perguntas? Então leia o texto abaixo:
Fazer perguntas nos torna responsáveis e pode mudar radicalmente o rumo da nossa história. Neemias perguntou sobre os judeus que permaneceram em Jerusalém na época do exílio e sobre a cidade que se encontrava arruinada. O cenário era desolador mas Neemias se colocou diante de Deus para participar da obra de restauração. Aquilo que parecia impossível Neemias, através de Deus, conseguiu restaurar a cidade em 52 dias. Tudo isso... porque ele fez perguntas.
E voce, tem perguntado muito???
Refletindo sobre a caminhada de Neemias aqui na terra, conhecemos o agir de Deus na sua vida.
Neemias foi governador de Jerusalém. Líder de qualidades, estrategista singular e gestor bem sucedido. Conseguiu em 52 dias aquilo que o povo não conseguiu em décadas. Ele teve a capacidade de sentir o fardo do seu povo e se colocou como um intercessor em favor dele. Ele se entregou a Deus como resposta ao problema que lhe foi apresentado. Ele teve iniciativa de falar com Deus e com o rei. Como intercessor se aproximou de Deus; como estrategista se aproximou do rei. Buscou, tanto os recursos do céu como os recursos da terra para reerguer Jerusalém. Neemias agiu com prudência e sabedoria e encarajou o povo diante dos novos desafios.

O que Deus fez no passado é o penhor do que fará no futuro e muito mais.... Deus não muda; Nele não há sombra de variação. Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre!!! Confie no seu Deus!!!
As ciladas do inimigo. Neemias, prosseguindo na obra de restauração de Jerusalém, enfrentou a oposição do inimigo, como era de se esperar.
Leia abaixo: "... e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de israel" (Ne 2:10).
O livro de Neemias retrata, com cores bem fortes, os diferentes embates do povo de Israel para reconstruir a cidade de jerusalém. Havia inimigos por fora e temores por dentro. Havia ataques externos e desânimo interno. Muitas foram as investidas dos inimigos para paralisar a obra de reconstrução dos muros. Os adversários desejavam uma cidade vulnarável e os muros nos falam de proteção. Quais as armadilhas usadas pelos inimigos do povo de Deus? Fique atento as estratégias do inimigo:
1- Tentaram aliar-se ao povo na reconstrução dos muros da cidade. Cuidado: a parceria do inimigo é pior do que a sua oposição. Neemias rejeitou, com veemência, essa proposta. 2- Os inimigos escarneceram do povo. Disseram que a obra que faziam era tão frágil que qualquer raposa derrubaria. 3- Criaram intrigas entre o povo e fizeram acusações levianas ao rei, dizendo que os judeua estavam se rebelando contra o império Medo-Persa. 4- Espalharam boatarias, tentando com isso intimidar o povo. 5- Tentaram sentar-se com Neemias para conversar, armando ciladas para matá-lo. 6- Tentaram intimidá-lo para que com isso, ele desobedecesse a Deus. Todas essas ciladas foram criadas com um propósito único - impedir a restauração dos muros de Jerusalém. Neemias, porém, reagiu a todas ameaças com oração, vigilância, trabalho e confiança em Deus. Em vez de dar ouvidos às ameaças do inimigo, tornou-se ainda mais diligente na obra.
Sigamos o exemplo de Neemias!!!
Comments