top of page
Destaques
Buscar

Ruminando a Palavra de Deus!

  • Vera Jones
  • 27 de mai. de 2017
  • 8 min de leitura

Vamos iniciar essa reflexão lembrando as 4 faces do Senhor faladas no Livro de Ezequiel capítulo um e revelada nos quatros evangelhos inspirados pelo Espírito Santo.

São elas: rosto de boi, rosto de homem, rosto de leão e rosto de águia.

Cada um desses rostos nos revelam algo do caráter divino, porém hoje vamos nos deter por um momento no “rosto de boi” e o que esse rosto pode nos revelar.

Quando buscamos as características do boi vemos que tudo no boi se aproveita. Outro fato curioso é que a diferença entre boi e touro é que o boi é o animal castrado e o touro é o boi reprodutor. Além de se aproveitar tudo do boi em termos do seu corpo físico, ele também se presta muito bem como animal de carga. E uma característica do boi que nós vamos enfocar aqui é que ele é um animal que rumina.

O que significa “ruminar”?

Em poucas palavras podemos dizer que “ruminar” é mastigar repetidas vezes depois que a comida já chegou no estômago; é remoer. Ou seja, o boi tem essa característica de depois de engolir o alimento, esse alimento volta para a sua boca sendo novamente mastigado e deglutido.

Os mamíferos herbívoros possuem o estômago dividido em três ou quatro cavidades e isso permite a realização desse processo de ruminar até que o alimento chegue ao estômago propriamente dito, onde as enzimas farão o seu trabalho completando a digestão daquilo que foi ingerido.

Se uma das faces do Senhor é a de boi e nós fomos feitos a Sua imagem e semelhança, devemos também ruminar o alimento espiritual que recebemos. Será que já estamos manifestando essa face do Senhor???

Se uma das faces do Senhor é a de boi e nós fomos feitos a Sua imagem e semelhança, devemos também ruminar o alimento espiritual que recebemos, até que possamos absorver todos os nutrientes para o nosso espírito e assim edificar a nossa vida espiritual a cada Palavra ministrada. Vejo que dessa forma a nossa vida espiritual vai crescendo pouco a pouco e o homem velho vai, também, morrendo pouco a pouco; e assim podemos manifestar a vida de Cristo.

Levando isso em conta, a minha proposta hoje é que continuemos ruminando sobre o tema que vem sendo ministrado pelo Espírito Santo – ou seja a Fé. Por isso podemos nomear essa mensagem como: “Ruminando a Palavra de Deus”.

Uma outra informação importante é que quando buscamos os sinônimos da palavra “Ruminar” encontramos: meditar, refletir, raciocinar, ponderar, considerar etc...

Eu vejo que temos três motivos extremamente importantes, dentre outros, para meditarmos nesse tema: “A Fé”.

  1. Primeiro motivo é que sem Fé é impossível agradar a Deus.

  2. Segundo motivo é que temos uma escada para subir onde o primeiro degrau é a Fé, o segundo é a esperança e o terceiro é o amor.

  3. Terceiro motivo bíblico -

  4. O justo viverá pela FÉ.

Ou seja, só alcançaremos a essência real de Deus se conseguirmos alcançar esse amor incondicional, pois a definição de Deus é: “Deus é amor”. Uma frase tão curta para definir alguém tão grandioso. E tudo começa pela Fé, passa pela esperança até alcançarmos o terceiro degrau que é o "Amor de Deus incondicional".

Vamos, portanto, relembrar alguns pontos importantes que foram ministrados aqui nesses dois domingos sobre a FÉ na igreja "Caminhos a Sião" - Cabula

.

A Fé é algo substâncial, algo prático e não vem pelo conhecimento humano mas através de uma relação com o Senhor, ouvindo a Sua Palavra, buscando a Sua face prostrados em oração. A Fé é um Dom de Deus. Portanto ouvir de Deus não significa exatamente estarmos presentes em todos os cultos, apesar de que devemos fazer esse esforço. Mas é aquela palavra ou aquele versículo, ou aquela experiência que fez parte da pregação e que chegou ao nosso coração com uma convicção e uma grande certeza. Essa convicção é o que nos referimos como “ouvir a voz de Deus”.

Outra coisa que tenho refletido esses dias é que quando temos visões o Senhor pode nos falar através daquela visão que recebemos. A Fé não vem pela visão, mas pelo que Deus nos falou através daquela visão. Por exemplo: Jeremias desceu à casa do oleiro, teve a visão de como ele fazia as vasilhas de barro e Deus lhe falou que assim também Ele trabalhava. A vasilha podia se quebrar e o oleiro refazia aquela vasilha. Essa palavra chegou ao coração de Jeremias e gerou uma fé e aquela visão o ajudou a compreender como Deus age com o Seu povo.

Outro ponto importante para a nossa caminhada cristã são os momentos de tomada de decisão na nossa vida. Esses momentos de tomada de decisão devem estar sempre lastreados em um palavra que ouvimos e que nos deu uma convicção interior. Naturalmente que devemos submeter ao pastor que está nos pastoreando aquilo que ouvimos, para que através de oração e sinais termos a convicção de que estamos no caminho desejado pelo Senhor, pois sabemos que o nosso coração é enganoso.

Um outro ponto a considerar diz respeito ao score "Fé X Incredulidade"; e que não há pouca fé ou muita fé; a questão é: ou temos Fé ou não temos Fé. Essa meditação me tem trazido uma convicção grande no coração de ou temos Fé ou somos incrédulos. Deus deixou registrado que a Sua Palavra é SIM, SIM, NÃO, NÃO; o que está fora disso vem do maligno. Isso revela o caráter positivo e firme do Senhor e que temos sempre que escolher o lado que desejamos caminhar; não pudemos ficar em cima do muro. Ou cremos ou não cremos. As vezes Deus é benevolente e misericordioso conosco mas isso não significa que as Suas diretrizes não estejam bem definidas na Sua Palavra. As vezes confundimos a misericórdia de Deus com a Sua forma positiva e transparente de ser.

A mostarda tem a menor das sementes, porém quando cresce se torna a maior das hortaliças.

Vejamos a comparação que é feita entre a fé e o grão da mostarda. Em Mt 17:20 lemos: "E Jesus lhes disse: ....Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível".

Como uma Fé tão pequena pode fazer coisas tão poderosas como mover montes e fazer coisas impossíveis. Mover montes e fazer coisas impossíveis não é questão de Fé pequena mas de Fé firme, consistente, inabalável como é o grão de mostarda. Essa pequena semente se converte na maior das hortaliças pela sua consistência e firmeza. Com uma Fé firme, consistente e inabalável poderemos crescer muito no Senhor e abençoar a muitos. A Fé de Deus em nós é que faz coisas impossíveis, concordam?

Outra conclusão que tiramos é que a Fé não pode ser aumentada ou diminuída, mas que temos que esperar o tempo e a vontade do Senhor para que aquela palavra que ouvimos e que gerou fé em nós se cumpra. Se ouvimos Dele se cumprirá pois Ele é fiel; porém se não ouvimos Dele mas do nosso próprio coração não se cumprirá pois não está em sintonia com a Sua vontade. Temos que ter esse discernimento. Na planta da mostarda vemos que não é a semente que cresce (ou seja a nossa Fé) mas essa semente tem todas as informações necessárias para que a planta cresça. A semente santa em nós (Jesus Cristo) tem todas as informações necessárias para que a nossa vida espiritual cresça. Precisamos, apenas, estar sintonizados NELE.

Refletindo um pouco sobre a história da “Mulher do fluxo de sangue” (leia na sua Bíblia essa passagem) vemos que ela já tinha recorrido a todos os médicos e nenhum curou a sua enfermidade. Com certeza ela tinha ouvido falar do que Jesus andava fazendo e recebeu a graça para reconhecer a identidade de Jesus - reconhecer que ELE era o Deus encarnado. Ela estava no meio de uma multidão que também tinha ouvido Dele e desejava milagres. Mas eles queriam milagres sem que uma fé tivesse sido gerada nos seus corações que ali estava o Deus de milagres

. Por esse motivo saiu virtude ou poder do corpo de Jesus somente para essa mulher e esse poder a curou. Jesus conhece os corações.

Não deixe a sua FÉ submergir diante das circunstâncias difíceis!

O que podemos concluir sobre a experiência de Pedro quando andou sobre as águas em Mt 14:28-32. Pedro ouviu a voz de Jesus dizendo “VEM” porém as circunstâncias adversas ( a tempestade daquele momento) impediu que ele continuasse andando sobre as águas. No verso 30 lemos que Pedro vendo a força do vento submergiu na sua fé. Talvez se o mar estivesse calmo ele tivesse experimentado esse milagre. Mas não podemos nos tornar incrédulos ou submergir na nossa fé se as circunstâncias não estão favoráveis. No verso 32 lemos que Jesus o tomou pela mão (pois Pedro o chamou), ambos subiram juntos para o barco e o vento cessou. Na verdade a fé de Pedro estava sendo provada naquele momento.

E você, está sendo provado na sua fé naquilo que você não alcançou ainda mas ouviu de Deus e uma fé foi gerada em seu coração?

Vimos na vida de Abraão que ele foi fortalecido na sua fé quanto a seu corpo morto ser capaz de gerar uma vida. Talvez pela demora e pela ansiedade de Sara a sua fé foi ofuscada naquele experiência que o Senhor queria lhe dar, e ele ficou 13 anos aguardando a promessa se cumprir. Isso é um alerta para todos nós, pois todos passam por momentos de dúvidas quanto a demora do cumprimento daquilo que ouvimos.

Porém quando Abraão ouviu de Deus que era para sacrificar a seu filho, a impressão que dá é que ele nem comunicou a Sara e foi cegamente obedecer aquela palavra que ouviu. Abraão foi crescendo espiritualmente de Fé em Fé, ou seja, de experiência em experiência vivida com Deus, porém com a mesma Fé (sem aumento ou redução). O aumento se deu no seu crescimento espiritual e na sua comunhão com Deus. A cada desafio proposto por Deus ele crescia em estatura espiritual somente crendo firmemente naquela voz que ouvia.

Por fim, para nosso enriquecimento podemos meditar em outro momento nos 3 temas abaixo:

1-Enfraquecimento da fé, resultando no nosso afastamento de Deus.

2-Fortalecimento da fé, através de intensificar a nossa relação com Deus.

3-Naufrágio na fé, que vem com a apostasia completa em nossa

vida.

Podemos refletir também no seguinte:

Satanás foi um querubim ungido, mas no momento que ele tirou os seus olhos do Senhor e colocou em si mesmo, ele naufragou na fé. Ele deixou de ouvir a voz do Senhor e passou a traçar as suas próprias metas. Ele gerou dúvida no coração de Eva e afastou ela e Adão do seu Creador.

Se você está em situação difícil, em uma demanda impossível aos seus olhos, não se revolte, não culpe a Deus, não se afaste Dele. Mas comece a edificar altares (louvor e adoração) até ouvir a Sua voz novamente. Ele vai gerar uma fé com a consistência de um grão de mostarda e então coisas impossíveis acontecerão.

A Fé consistente de Noé contaminou a sua família e a salvou do dilúvio.

Uma fé com essa consistência contamina a nossa família, a nossa vizinhança, o nosso bairro e até o mundo. Lembre como a revelação que a mulher samaritana teve de Jesus contaminou a sua cidade; a experiência que Pedro teve com Jesus andando sobre as águas contaminou os demais pescadores; a fé da mulher do fluxo de sangue trouxe credulidade a muitos que estavam a seu redor.

Lembre: A sua fé pode salvar a muitos que voce ama!!!

Visite-nos também no Facebook.

www.facebook.com/reflexoesverajones

 
 
 
Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page