O desafio de conhecer a Deus mais de perto!!!
- Vera Jones
- 24 de jan. de 2018
- 7 min de leitura

Um atleta nunca deixa de ter desafios. Se ele já bateu todos os recordes com relação a seus adversários, deve bater o seu próprio recorde.
Podemos entender como “desafio” uma oportunidade que está sendo dada, uma provocação, uma desinquietação...... E na nossa caminhada cristã o Senhor sempre está nos desafiando para nos mostrar algo novo do Seu caráter, para nos levar a um maior conhecimento Dele próprio; ou seja, quando aceitamos um desafio de Deus, com certeza iremos conhece-Lo mais de perto. E sendo ELE uma pessoa perfeita vamos crescer em graça, estatura e sabedoria.
Como está a sua vida cristã hoje? Voce está muito quieto? Lembre que um dos sinônimos de “desafio” é “desinquietação”. Significa que você será desacomodado do seu viver habitual, as vezes dos seus costumes, das metas traçadas por você; ai, então, você entrará em uma nova rotina, em um novo estilo de vida conforme o Senhor lhe dirija.
Uma coisa interessante é que segundo a gramática, um dos antônimos da palavra “desafio” é a palavra “problema”. Podemos, então, concluir que quando Deus está nos desafiando e nós não aceitamos o desafio, estaremos gerando um problema na nossa vida e sofreremos as consequências, além de deixar passar aquela oportunidade para conhece-Lo mais de perto.

Será que Deus tem estado comigo 24 horas por dia?
Não consigo perceber isso!!!
Me ajude, Senhor, a Lhe vê em todos os momentos da minha vida.
Quando não temos a consciência do que é andar com Deus, achamos que tudo que nos acontece é fruto da sorte, é fruto do acaso. Mas, se começamos a andar com o Senhor, uma convicção vem no nosso coração de que Deus intervém, diariamente, em nossa vida. Temos a tendência de ver a Deus, unicamente, nos Seus grandes feitos, mas ELE está se revelando nas mínimas coisas que muitas vezes passam desapercebidas. As vezes a ficha só cai minutos depois, ou anos depois, ou décadas depois de que ELE esteve presente todo o tempo!!!
Vou compartilhar uma experiência que aconteceu comigo essa semana e que a ficha só caiu algumas horas depois.
Minha neta de dois anos e meio passou essa semana comigo. E sabemos que quando estamos fazendo alguma coisa com uma criança do lado, temos que trabalhar em Windows. Precisamos abrir várias janelas, pois as crianças não param e ficam atentas a tudo. Sabemos, também, como o Senhor usa as criancinhas para nos falar e as vezes para nos livrar de perigos.
Eu estava na cozinha e coloquei brócolis para cozinhar no vapor. Então coloquei a água na parte de baixo da panela para o vapor cozinhar o brócolis na parte de cima. Depois que o brócolis cozinhou eu tirei e coloquei a cenoura mas não tive o cuidado de verificar a quantidade de água que ainda tinha, pois parte dela já tinha evaporado devido ao cozimento do brócolis. Fiquei fazendo outras coisas e Mariana do meu lado procurando o que fazer. O fogão tem 4 bocas e apenas uma estava acesa, essa que estava cozinhando a cenoura. De repente, Mariana foi no botão exato onde a boca estava acesa e desligou sem eu nunca ter ensinado a ela como desliga uma boca de fogão. E eu ainda reclamei com ela pelo que fez e acendi de novo; então comecei a perceber um cheiro de panela sendo torrada pois já tinha secado toda a água. Foi ai, então, que a ficha caiu e eu tive a certeza que o Espírito Santo moveu Mariana para desligar a única boca do fogão que estava acesa.

O Senhor estava ali entre nós e eu só percebi devido a Sua intervenção através de Mariana.
O Senhor é assim; Ele vem discretamente, com toda simplicidade, cavalgando em um jumentinho e não sobre um cavalo, por isso não percebemos de imediato. Essa forma de agir é parte do Seu caráter. Sabemos que na adversidade torna-se ainda mais difícil notarmos que Ele está agindo a nosso favor. Na nossa perspectiva humana estar bem de saúde, sem problemas, é de grande valor e prioridade, mas para Deus o mais importante é a nossa vida, independente das circunstâncias que estamos vivenciando. Mas veja que estarmos tranquilos é estar sem novos desafios. Vencemos aqueles que Ele colocou diante de nós e já não temos mais porque orar ou clamar. Porém o Senhor sempre quer nos levar a novas metas para que O conheçamos mais de perto. Por isso, aceitar novos desafios significa confiar no Senhor, significa honrar ao Senhor e revela o grau de importância que Ele tem na nossa vida. Desse modo Deus se responsabilizará pela situação, e atuará em nosso benefício para que sejamos dirigidos no caminho da Sua vontade.Temos um exemplo muito próximo de nós que é a vida do pastor Luís e da sua família. Eles receberam o desafio de sair da sua terra e da sua parentela, confiaram no Senhor e frutos tem sido colhidos apesar das adversidades.

Quando estamos caminhando com Deus, em tudo há um propósito que muitas vezes não enxergamos logo. Vou citar aqui alguns eventos bíblicos que aconteceram na vida de pessoas que estão registradas na Bíblia e que houve, em todos eles, um propósito divino claro.
Em 1Sm capitulo 9 vemos que as jumentas de Quis (pai de Saul) se extraviaram para o cumprimento de um plano divino na vida de Saul. Deus providenciou a fuga das jumentas, para que Saul ao busca-las se encontrasse com o profeta Samuel e fosse ungido o primeiro rei de Israel. Que propósito divino precioso!! (Não deixe de ler esse capítulo).
Temos também o evento que aconteceu com a mulher samaritana que ao ir pegar água no poço para saciar a sua sede, uma necessidade básica de todos nós, teve o privilegio de se encontrar com o seu Salvador e isto fez com que um grande avivamento acontecesse em Samaria. Veja em (Jo 4:5-42).
Observamos nesse evento que Jesus se revelou à mulher samaritana de uma forma simples, singela e Suas palavras abriram os seus olhos para quebrar uma tradição, quando no verso 12 ela diz: "acaso tu és maior do que o nosso pai Jacó que nos deu esse poço"? Naquele momento ,Jesus estava se revelando como aquele que é maior e melhor do que os nossos pais, apesar de não negar a importância deles.
No verso 25 ela diz: "eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Qdo Ele vier nos esclarecerá sobre tudo". E Jesus se declarou a ela: “Eu que te falo sou o Messias”. O mundo evangélico está esperando o Messias, os judeus estão esperando o Messias. Ele já está se revelando, porém muitas vezes não percebemos, porque Ele se revela de uma forma singela como um necessitado pedindo água. Um outro destaque que podemos dar aqui se encontra no verso 34 quando Ele diz: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a Sua obra”. E qual é a nossa comida? É a mesma da de Jesus? Vamos refletir sobre isso!!!

Outro evento que podemos refletir é sobre o dilúvio. Uma circunstância bastante adversa e mais do que isso, uma catástrofe. E quantas catástrofe temos vivido ultimamente no mundo???
E as catástrofes que temos vivido estão se dando pelos mesmos motivos da época de Noé – a degradação do homem. Em Gn 6:3 lemos uma declaração do Senhor: “Por causa da malignidade do ser humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre”. Mas no verso 8 lemos que a Noé o Senhor demonstrou sua graça e misericórdia. Noé tinha atributos que fizeram com que Deus derramasse a Sua misericórdia, não só sobre ele mas também sobre a sua casa: ele era justo, íntegro e andava com Deus. E o dilúvio, uma catástrofe terrível, converteu Noé em um herói da fé e em um colono que através da sua família povoou, novamente, a terra. Noé e sua família conheceu a Deus mais de perto através de uma situação adversa.
Existe um equilíbrio que devemos ter na nossa vida cristã. Muitas vezes oramos fervorosamente mas quando chega a hora de agir recuamos. Agir faz parte do desafio que Deus está colocando diante de nós, mas muitas vezes oramos e oramos e oramos mas na hora de agir entra temor no nosso coração. Devemos manter um equilíbrio entre o orar e o agir.
Em Gn 15:1 Abrão ouviu a voz do Senhor que lhe dizia: “Não temas Abrão, Eu sou o seu escudo e o seu grandíssimo galardão”. Precisamos ouvir essa voz tb.
Se tivermos os olhos abertos veremos como o Senhor está sempre presente em nossa vida, inclusive nos momentos mais insignificantes como colocar um brócolis para cozinhar no vapor. A forma de manifestar que confiamos no Senhor é conservar a nossa mente em paz. E isso é um exercício que temos que desenvolver.
Em Is 26:3 versão King James lemos:
“Ó Yahweh, Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está alicerçado em Ti, porquanto deposita em Ti toda a confiança”.
Em João Ferreira de Almeida lemos:
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti.

Qual é o seu receio? Você está com receio de ficar desempregado?
Você está enfrentando alguma enfermidade?
Você está com problemas familiar?
Mantenha a sua mente firme no Senhor e Ele lhe dará a paz que você precisa.
Os momentos adversos são aqueles nos quais mais crescemos e conhecemos a Deus mais de perto.
FIQUE ATENTO!!!
-Os eventos humanos são preparados por Deus a fim de que se encaixem nos propósitos divinos.
-Os desafios nos preparam para receber a recompensa que Ele tem para nós e essa benção se estende tb para os de nossa casa.
Conhecemos um pastor muito dedicado e que se casou com uma moça evangélica também com o mesmo nível de dedicação. Caminharam juntos por muitos anos compartilhando a Palavra, evangelizando e talvez lá pelos 60 anos ele morreu de câncer. A sua esposa é viva até hoje, e sentiu muito essa perda devido a convivência intensa que tinham, sempre com o mesmo propósito. Mas um dia um irmão lhe disse; irmã, fique tranquila e busque a paz de Deus pois seu marido recebeu uma promoção.

Temos que tirar os olhos dessa terra e coloca-los no mundo de Deus, nos firmar Nele e receber a Sua paz, para enfrentarmos qualquer circunstância adversa que possa vir sobre nós.
Confie no Senhor, honre ao Senhor e mostre que Ele é a prioridade da sua vida!!!
Visite-nos também no Facebook.
www.facebook.com/reflexoesverajones