top of page
Destaques

No Centro da Vontade de Deus.


Jesus sempre esteve no Centro da Vontade de Deus, porque a Sua comunhão com o Pai era intensa, perfeita e por não ter pecado, nada O afastava do Seu Pai.

E nós?

Estamos mais uma vez juntos para refletirmos sobre um tema da nossa vida cotidiana, com base na Palavra de Deus. O nosso tema de hoje tem como título: “No Centro da Vontade de Deus”. Eu posso e devo fazer uma pergunta a mim, de uma forma constante, e a pergunta é essa: “Será que eu estou conduzindo a minha vida no centro da vontade de Deus? Voce pode fazer essa mesma pergunta a você.

Podemos tomar como base o momento da criação do mundo e o momento da criação do homem. Sabemos que depois que Deus tinha criado toda a terra e o universo, no sexto dia Ele criou o homem a Sua imagem e semelhança. E entregou a Adão e Eva toda a Sua criação, ordenou que frutificassem, enchessem toda a terra, deu a eles domínio sobre todos os animais e que se alimentassem do fruto das árvores e da erva verde. Isso está em Gênesis capítulo Um.

E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2:9).

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16,17)

Observe que Deus deu tudo a Adão e Eva e tinha prazer em todas as tardes descer e ter comunhão com eles. Porém, é do caráter de Deus dar o Livre Arbítrio ao homem e vemos isso quando Ele coloca no meio do jardim a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal”. Voces estão observando que aí tem dois caminhos e que a escolha é sempre nossa? A recomendação de Deus foi que não comessem da "Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal" porque assim eles sairiam do centro da Sua vontade, como realmente aconteceu.

Quando Adão e Eva saíram do centro da vontade de Deus eles geraram uma descendência da qual nós fazemos parte - que já nasce fora do centro dessa vontade, devido a natureza de pecado que herdamos. Então, todos nós nascemos fora do centro da vontade de Deus e durante a nossa caminhada devemos buscar retornar ao centro dessa vontade através do caminho que foi aberto por Cristo Jesus. Como Jesus proclamou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Creia nisso!!!

Para esclarecermos melhor esse tema, vamos refletir na vida de alguns homens e mulheres de fé, que mesmo andando com Deus, em alguns momentos das suas vidas saíram do Centro da Sua vontade.

JONAS

Era um profeta do reino do Norte (Israel), que foi chamado por Deus para ir até Nínive alertar aquele povo do iminente castigo divino que seria derramado naquele lugar. Se Jonas tivesse obedecido a Deus, ele estaria no centro da vontade do Senhor, mas devido ao seu nacionalismo e orgulho Jonas se desviou dessa vontade central de Deus e fugiu para Társis, tomando direção oposta a Nínive. Então Deus teve que agir mandando uma tempestade, o que forçou os tripulantes do navio a lançar Jonas no mar.

Então, como todos nós sabemos, o Senhor enviou um grande peixe que engoliu Jonas e durante 3 dias e 3 noite ele ficou no ventre desse peixe, até que foi cuspido na praia de onde tomou o navio que para ir para Társis. Jonas, então, vendo o agir de Deus, decidiu voltar ao centro da Sua vontade levando a Sua mensagem ao povo de Nínive.

O Senhor quer circuncidar o seu coração e enviar o Espírito Santo para que voce não saia do Centro da Sua Vontade.

Abraão e Sara.

Todos conhecem a história de Abraão e Sara, que saíram da sua casa e da sua parentela sendo atraídos pela voz do Senhor em direção a Canaã (a terra prometida). Abraão e Sara não tinham filhos e em um encontro de Abraão com Deus, o Senhor lhe disse que Sara daria a luz a um filho das suas entranhas (o filho da promessa que se chamaria Isaque).

O centro da vontade de Deus era que Sara concebesse de Abraão e desse a luz a Isaque, porém como Sara era estéril e não dava filhos, eles decidiram fazer com que essa promessa divina fosse cumprida de outra forma; então Sara ofereceu a Abraão a sua escrava Hagar para gerar o filho que Deus havia prometido; assim nasceu Ismael trazendo grandes transtornos a ambos e a nação de Israel até os dias de hoje.

Voces percebem que quando saímos do centro da vontade de Deus, e pegamos um atalho para que as coisas aconteçam de uma forma mais rápida, entramos sempre em problemas e dificuldades? Sara e Abraão saíram do centro da vontade de Deus e ficaram 13 anos sem essa comunhão divina. Após os 13 anos de separação, Sara concebeu e deu a luz a Isaque com 90 anos de idade e Abraão com 100 anos de idade. Os corpos mortos de Abraão e Sara foram vivificados pelo Senhor porque eles entraram no centro da Sua vontade, além de terem experimentado a circuncisão física (ritual judaico obrigatório) que hoje representa a circuncisão do nosso coração. Quando o nosso coração está circuncidado, ou seja, quando não colocamos barreiras às recomendações e solicitações divinas, estaremos mais preparados para viver no centro da Sua vontade.

Saulo estava indo para Damasco cumprindo ordens, mas com um encontro poderoso com Jesus iniciou a sua viagem de volta ao centro da vontade de Deus.

PAULO

Todos que conhecem e estudam as Escrituras sabem da conversão do apóstolo Paulo, que antes era um perseguidor da igreja, porém após a sua conversão se entregou a obra de Cristo fundando igrejas e disseminando o Evangelho por onde passava.

Apesar da carta aos romanos na Bíblia Sagrada estar antes de outras cartas, Roma foi o último lugar que Paulo esteve, inclusive morreu ai.

A igreja de Roma era uma igreja basicamente gentílica, que não foi fundada por Paulo mas por alguns convertidos no Dia de Pentecostes, que levaram consigo o evangelho à cidade imperial.

Paulo tinha um grande desejo de visitar essa igreja e daí seguir para a Espanha para difundir o evangelho nesse país. Então escreveu uma carta preparando o caminho da sua visita e depois de ter recolhido uma oferta para os pobres da Palestina, partiu para Jerusalém.. Seus planos eram entregar essa oferta e seguir para visitar a igreja de Roma e de lá seguir para a Espanha.

O que aconteceu?

Quando Paulo chegou em Jerusalém ele foi preso, foi levado a Roma como prisioneiro, e a sua viagem para a Espanha foi abortada pois acabou morrendo em Roma. Deus permitiu que Paulo chegasse a Roma, porém não da forma como ele havia imaginado e impediu que seguisse para a Espanha como desejava. Com certeza, o Senhor levantaria outros para levar o evangelho a esse país.

Muitas vezes temos o coração consagrado a Deus como o apóstolo Paulo, porém só percebemos o centro da vontade de Deus em nossa vida quando começamos a caminhar, e o próprio Deus vai corrigindo o rumo da nossa caminhada. O importante é termos o espírito reto e o coração quebrantado para perceber o agir de Deus em cada momento.

Vamos nos deter nesses 3 personagens reais, mas sabemos que em qualquer vida que está registrada nas Escrituras ou mesmo fora dela, podemos observar momentos na nossa caminhada que estamos fora do centro da vontade de Deus; as vezes reagimos quando somos detidos pelo Senhor em um determinado caminho, outras vezes nos rendemos e experimentamos o centro da vontade de Deus e ai somos contemplados com um êxito muito maior. Fique atento ao agir do Senhor na sua vida!!!

Jesus, nos leve de volta ao Centro da Vontade do Pai, por amor a Seu Nome.

Podemos concluir que para estarmos no centro da vontade de Deus, temos que ter um coração humilde e quebrantado, buscando sempre uma comunhão plena com o Seu Santo Espírito e ouvidos circuncidados para ouvir a Sua voz. Devido a nossa natureza de pecado muitas vezes não nos submetemos às Suas ordens e em vez de recuarmos prosseguimos nos nossos próprios caminhos sofrendo, muitas vezes, graves consequências.

Como aconteceu com Adão e Eva, com Abraão e Sara, e com muitos outros, podemos ficar um tempo sem essa comunhão maravilhosa com o Criador e sem a Sua visitação. Mas se somos Seus escolhidos, chegará o tempo quando o Espírito de Arrependimento nos alcançará e nos levará de volta ao nosso precioso Deus; e nesse lugar ímpar, experimentaremos a Sua perfeita vontade para a nossa vida e conheceremos os Seus planos divinos.

Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page