top of page
Destaques

A importância do Bom Conselho.


Filho meu, ouve as instruções do Senhor, do teu pai e não menosprezes o ensino de tua mãe, pois elas formarão uma coroa de bênçãos para a tua cabeça e colar de honra para o teu pescoço.

Podemos iniciar essa reflexão perguntando: "O que é um conselho"?

Resumidamente, podemos dizer que o conselho é uma orientação, uma recomendação dada a uma pessoa com relação ao que ela deve ou não fazer numa especifica situação.

Voce já se encontrou em uma situação assim? De precisar do conselho de alguém e de, acima de tudo, estar com o coração aberto para recebe-lo?

Veja essa recomendação abaixo.

Quando alguém solicita um conselho, já está demonstrando uma boa atitude de sabedoria e humildade. Mas essa pessoa deve estar aberta a ouvir e ponderar profundamente sobre os conselhos recebidos, submetê-los ao Espírito Santo e aguardar as confirmações de como agir daí pra frente. Se for um tema de muita importância, é prudente esperar pelo menos 24 horas antes de decidir o que fazer.

Vamos começar no Livro dos Reis a narrativa sobre os últimos dias do rei Davi, já velho e perdendo suas forças, quando Adonias, o quarto filho de Davi com Hagite, aproveitando-se daquela fragilidade tentou tomar indevidamente o trono do seu pai para tornar-se rei.

Essa atitude de Adonias em parte era previsível, porque Davi de forma errada o educara sem nunca o ter contrariado, sem estabelecer limites e sem questionar as suas atitudes.(Já podemos aqui tomar como conselho, como devemos educar aos nossos filhos, com amor, carinho, atenção, mas estabelecendo sempre os limites).

1º Rs 1:8 Porém Zadoque, o sacerdote, e Benaia (valoroso soldado), filho de Joiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Rei, e os poderosos que Davi tinha, não estavam com Adonias, não o apoiaram. (... e foi por isso que não foram convidados para a sua auto proclamação como rei).

Então Natã, o profeta, falou a Bate-Seba, mãe de Salomão, chamado de “o amado do Eterno”, que Adonias tinha se proclamado rei e que Davi não sabia, e deu um conselho a ela para salvar sua vida e a de Salomão seu filho, o escolhido.

1º Rs 1:13 Vai, e chega ao rei Davi, e dize-lhe: Não juraste tu, rei senhor meu, à tua serva, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono? Por que, pois, reina Adonias?

E Bate-Seba aceitou esse bom conselho e foi até o Rei Davi para contar tudo o que estava acontecendo; para que decidisse quem deveria assentar-se no trono: Salomão ou Adonias?

1º Rs 1:29 Então jurou o rei Davi e disse (a Bate-Seba): Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia, 30 Que, como te jurei pelo Senhor Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje.

Como vemos essa situação? Adonias estava com o coração inclinado a herdar o trono que não lhe pertencia, pois o rei Davi segundo o plano divino já o tinha dado a Salomão. Davi já estava frágil, no fim da sua vida, e Adonias se aproveitou disso, porém o Senhor moveu a Natã (o profeta) para intervir nessa situação, aconselhando a Bate-Seba a procurar ao rei Davi e questionar sobre o assunto. Bate-Seba aceitou o bom conselho do profeta Natã, procurou o rei e expôs a situação.

Um conselho seguido de uma obediência foram vitais para que o rei Davi, em vida, pudesse reparar aquela situação; inclusive contrariando de forma inusitada ao seu filho Adonias e fazendo dessa forma valer a promessa feita de que Salomão seria seu sucessor.

1º Rs 2:1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem (firme). 3 E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. 4 Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.

Vejamos que nesse momento Davi não deu um conselho a Salomão, mas sim uma ordem, algo completamente diferente. Quando se dá um conselho, são passadas orientações de possíveis condutas a serem executadas ou não pelo que as recebe, respeitando-se o seu livre arbítrio.

Já uma ordem, tem uma conotação mais impositiva, mandatória, sem margens para outras opções ou escolhas.

Podemos refletir, a partir daqui, que para entrarmos e participarmos do plano de Deus, necessitamos respeitar e cumprir as Suas ordens, os Seus mandamentos. Porém Ele usa homens e mulheres de fé, como usou aos profetas no Antigo Testamento e aos apóstolos no período Neotestamentário, para aconselhar ao Seu povo com relação a práticas que vinham adotando no curso das suas vidas. Na vida militar, por exemplo, o mais comum são as ordens, para que a disciplina seja mantida.

Após aquela tentativa frustrada de Adonias de tomar o reino, este recebeu o perdão por parte de Salomão que o aconselhou para que fosse para sua casa ter uma vida normal, em paz. Apesar de tudo o que se passou, de ter sido perdoado, Adonias não apagou do seu coração o desejo de reinar sobre Israel e novamente, através de Bate-Seba, solicita que Salomão libere a sulamita Abisaque para ser sua mulher, com um claro intuito de mostrar ao povo ter ele aquela que foi a esposa do falecido rei Davi, e com isso mostrar-se como o herdeiro e legítimo rei. (Vemos aqui que um coração obstinado não aceita conselhos, mesmo tendo sido poupado da morte e do castigo).

Quando damos um conselho, mesmo que seja a pedido, devemos discernir o coração de quem pede.

Naquele momento Salomão teve o claro entendimento das intenções por detrás daquele pedido e por isso cuidou de tirar a vida não só de Adonias, mas de quase todos os seus companheiros e seguidores, cortando o mal pela raiz. Salomão também se livrou de Joabe, o famoso general dos exércitos de Davi, porque havia se desviado e passou a apoiar Adonias.

Muitas vezes damos conselhos, mostramos os estatutos divinos a outros, mas em alguns momentos da nossa vida não os seguimos e recebemos de Deus a Sua punição. Assim aconteceu com Adonias, posteriormente com Salomão e pode, também, acontecer conosco. Vejam abaixo:

O poder, a riqueza, as grandes propriedades, e podemos dizer até mesmo a soberba por conta da enorme sabedoria que recebeu Salomão, fizeram com que ele passasse a ter uma vida de idolatria, de pecado e de imoralidade, não respeitando os limites recomendados e estabelecidos pelo Senhor.

1º Rs 11:1 E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, 2 Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

Esse relato voce encontra no Livro 1Reis com a nossa recomendação da sua leitura, onde podemos tirar vários ensinamentos para a nossa vida prática. Dentre eles vamos relatar alguns episódios para uma sedimentação maior do assunto e algumas recomendações que já estão no texto.

1- Adonias, quarto filho de Davi, tinha uma ambição no seu coração que era se apossar do reino de Israel, aproveitando a fragilidade e velhice de seu pai Davi, o qual reino já tinha sido concedido a Salomão.

2- Bate-Seba, ouvindo o conselho do profeta Natã, foi ao rei Davi e conseguiu garantir o Reino a seu filho Salomão como já estava determinado.

3- Quando alguém pede um conselho está demonstrando um coração humilde, sábio e necessitado.

4- Quando damos um conselho, mesmo que seja a pedido, devemos discernir o coração de quem pede.

5- Um coração obcecado por um desejo ignora conselho e perdão como aconteceu com Adonias, que recebendo o perdão de Salomão não recuou com relação a sua ambição.

6- Devemos pedir conselho a pessoas maduras, de boa conduta, que tenham uma relação com Deus e que sejam conhecedoras do assunto.

7- Salomão não considerou a ordem divina, confiou na sabedoria dada por Deus, nas suas riquezas e seu coração se corrompeu. É provável que ele não tenha buscado conselho de ninguém!!!

E por último, nós da equipe "Vera Reflexões" aconselhamos que voce reflita nessa mensagem, analise os princípios e ordens divinas e aplique na sua vida.

Ultimas Postagens
Arquivo
bottom of page