Devemos sempre fazer boas amizades
Que bom que estamos conectados através desse blog de reflexão sobre a Palavra de Deus. Estamos aqui para lhe orientar e lhe fazer conhecer,
como o nosso Deus pensa sobre cada assunto que nos envolve nessa vida terrena.
Lembramos a voce que estamos em outras redes sociais como Youtube verareflexoes Reflexões, Facebook Vera Reflexões, Podcast Vera Reflexões e Instagram Vera Reflexões.
Voce pode nos seguir através da rede que voce tem mais acesso e enriquecer a sua vida com a Palavra de Deus.
Como será que a Bíblia nos orienta com relação a amizades?
Vamos esquadrinhar?
Sabemos que todos, principalmente os jovens, gostam de fazer amizade, mas devemos escolher bem os amigos. E o que é ser um amigo? Que sentimentos estão envolvidos em uma amizade?
Podemos dizer que uma amizade envolve uma relação de afeto, carinho, simpatia, lealdade, proteção e pode acontecer entre marido e mulher, entre irmãos, entre pessoas da família, colegas de trabalho, de escola... A amizade também envolve uma reciprocidade ou seja, uma troca de atitudes, de sentimentos, uma ajuda mútua, uma confiança...
Como é lindo quando pai e filho desenvolvem uma amizade baseada na confiança e no afeto.
Com certeza, vc já está vivendo um pouco dessa relação de amizade com alguém, não é verdade?. Na Bíblia nos é dito que Davi, o homem segundo o coração de Deus, desenvolveu uma amizade muito bonita e leal, quase que imediata, com Jônatas e o tinha como um irmão; apesar do seu pai Saul perseguir a Davi e desejar matá-lo.
Voce pode observar que uma amizade pode acontecer com pessoas que não tem os mesmos gostos, as mesmas vontades e pode acontecer, inclusive, com pessoas que tenham personalidades diferentes. Nesse caso, sem que percebamos, buscamos pessoas diferentes para nos complementar, para suprir uma deficiência nossa, e se tivermos entendimento caminharemos juntos administrando essas diferenças e tirando proveito delas. Isso acontece muito no matrimônio onde essas diferenças, se não tivermos sabedoria, começa a abalar a nossa relação chegando até a uma separação. Mas a Bíblia nis instrui como agir nesses momentos, a fim de que o matrimônio se torne indissolúvel como é da vontade do Senhor.
Viver uma verdadeira amizade em família nos enriquece, praticamos a ajuda mútua e
a reciprocidade.
A verdadeira amizade nos enriquece com ideias, com sentimentos, com informações, com reciprocidade, com zelo. É muito bom quando podemos dividir a nossa vida com outra pessoa que desenvolvemos uma boa e justa amizade. Voce está vivendo alguma situação assim?
Veja o que diz a Palavra de Deus em (Pv 17:9).
Pratique essa Palavra na sua vida.
Qual a lição que podemos tirar dessa Palavra?
Se voce tem um amigo que escorregou por qualquer motivo, voce não deve expô-lo mas encobrir a sua transgressão e procurar ajudá-lo a se reerguer. E quando voce tem essa atitude com alguém que ainda não é seu amigo, voce pode iniciar uma boa e justa amizade.
Outra passagem que eu trago para sua reflexão está em (Pv 17:17) onde lemos:
Veja como voce pode ganhar
um irmão.
Não sei se voce já viveu essa situação, de estar em um momento difícil e de repente um amigo seu se mostra tão solícito que acaba se tornando um verdadeiro irmão.
Reflita também nessa passagem abaixo:
Uma pessoa pode se tornar mais irmão seu do que o seu próprio irmão de sangue.
E por fim vamos meditar na passagem abaixo, lembrando que podemos ter desacordos, visões diferentes, mas naqueles princípios que são pilares para a nossa vida, não poderemos andar juntos se estivermos em desacordo.
Que o Senhor lhe abençoe com essa Palavra e com esse entendimento, da riqueza de fazermos bons e fiéis amigos.