A metamorfose da borboleta e a transfiguração de Jesus!
- Sérgio Barreto
- 29 de fev. de 2016
- 5 min de leitura

Todos os dias milhões de milagres acontecem ao nosso redor, no nosso planeta, no nosso quintal, e não nos damos conta disso.
Não paramos para contemplar e meditar nesses eventos. A maioria deles a ciência não consegue e nem conseguirá explicar, e por isso mesmo ficam e ficarão guardados na prateleira.
Por outro lado, a História Cristã nos conta de vários eventos e acontecimentos fabulosos, alguns chamados de milagres; isso vem acontecendo desde a criação do universo, desde a criação do homem, seguido dos eventos com os patriarcas no Antigo Testamento e culminando com os feitos no tempo de Jesus, tendo, porém, prosseguimento nos feitos dos Seus discípulos até os dias de hoje, através dos ministérios dados por Ele.
Porém, muitos tendem a rejeitar, a desacreditar e até mesmo ironizar esses relatos da Bíblia. Isso acontece por não entendermos que o nosso Deus é um Deus de transformação e o Seu desejo é continuar operando sempre em nós, até nos ver passar pelas diversas fases de crescimento até atingirmos a fase adulta e uma maturidade cada vez maior, capaz, inclusive de operar milagres em Seu Nome.
Se temos a tendência de não enxergar essa transformação no homem, o mesmo não acontece com os milhões de milagres que acontecem na natureza. Mesmo não tendo uma explicação científica, mas, simplesmente porque podem ser vistos a olho nu como por exemplo a transformação de uma largata em uma borboleta, acreditamos e aceitamos como uma verdade!
Por que o ser humano age assim?
Por que só acreditar quando se pode ver ou tocar?
Isso evidencia a pouca relação que temos desenvolvido com o nosso Deus , como aconteceu com Tomé - um dos Seus discípulos.

Tomé se aproximou de Jesus, apurou a vista, talvez tremendo colocou a sua mão nas chagas do Seu Mestre para acreditar naquele milagre.
Assim também somos nós!
Porém falou Jesus: -"Bem aventurado os que não viram, mas creram".
Vamos ler Jo 20:24-29:
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu ! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
A Palavra de Deus é clara quando diz que sem fé é impossível agradar a Deus! É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe. “A fé é o inicio do trabalho do cristão”. Sem esse ingrediente é impossível começar a servir ao Senhor!

A FÉ é o primeiro degrau da escalada do cristão que procura agradar a Deus. Depois da fé vem o segundo degrau que é a esperança onde aguardamos o cumprimento daquilo que ouvimos do Senhor, confiando sempre no caráter divino. Dessa forma, vamos entrando na intimidade do nosso Deus até absorvermos a Sua essência que é o mais sublime amor - alcançamos, assim, o terceiro degraua dessa escalada cristã - "o amor de Deus".
Hb 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Poderíamos ler esse versículo da seguinte forma:
Ora, a fé é a firme convicção da realização das coisas que não vemos hoje, mas esperamos, e no tempo de Deus, existirá a sua comprovação.
Apesar da ciência não conseguir explicar, até os dias de hoje, o processo da metamorfose ou transformação, de uma lagarta que se rasteja pelo chão em uma linda borboleta com vários tons de cores, nós cremos porque assistimos isso acontecer todos os dias ao nosso redor. A ciência apenas descreve as diversas etapas desse processo, mas não mostra cientificamente como isso ocorre; e infelizmente damos mais crédito à ciência do que ao nosso Criador.
Porém, quando desenvolvemos uma relação cada vez mais íntima com o Senhor, não temos dificuldade nenhuma em crer que um dia o Mar Vermelho se abriu e o povo de Deus passou a pés enxutos para se livrar da ira dos egipcios; que a mulher de Ló, devido a sua desobediência, foi convertida em uma estátua de sal, que a mulher foi criada de uma costela do homem através da intervenção do nosso Criador e os milhares de milagres relatados na Bíblia.
A ciência não consegue explicar a metamorfose da borboleta porque é um milagre de Deus; assim como não consegue explicar como Jesus andou sobre as águas contrariando uma lei física; ou como Pedro conseguiu por um instante esse mesmo feito através de uma fé que chegou ao seu coração, porém chegando o momento da dúvida ele começou a afundar....
Se não tivermos esse ingrediente (a fé) em nossa vida cristã, deixaremos de participar desse mundo sobrenatural onde Deus habita e que contraria as leis da ciência, pois essas leis são para o mundo natural e não operam no mundo sobrenatural. Deixaremos de acreditar que Jesus foi metamorfoseado ou transfigurado quando esteve com Seus três discípulos no Monte da Transfiguração.
Deus que adotou uma forma humana na pessoa física de Jesus se parecia com qualquer outro homem. Sua divindade era vista indiretamente em Suas ações e Palavras. Mas em uma ocasião a glória divina interior de Jesus resplandeceu e se tornou visível e assustou aqueles que com Ele estava. Mateus relata esse fato no capítulo 17, versos de 1-8.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.

No mundo sobrenatural de Deus resplandeceremos com a Sua glória e manifestaremos o Seu caráter!
O que aconteceu naquele instante com Jesus no Monte da Transfiguração, foi uma metamorfose, uma transformação do seu corpo revelando o mundo sobrenatural onde Deus habita. Como lemos em Hb 1:3, Jesus é o resplendor da expressão exata do ser do Senhor. Jesus reflete perfeitamente a natureza e o caráter de Deus e quando olhamos para Ele podemos ver a glória do Pai manifestada.
Essa mesma metamorfose o Senhor quer operar em mim e em voce. Lembre que Ele metamorfoseou a vida de Paulo, Jacó e muitos outros a ponto de terem seus caráter transformados.
Porém é indispensável que tenhamos esse primeiro ingrediente necessárioa na nossa caminhada cristã que é a fé. A partir dai, o Senhor vai operando os Seus milagres na nossa vida e deixamos de ser lagartos para nos transformar em lindas borboletas voando sobre a face da terra.
Essa metamorfose não está disponível somente para as borboletas; elas são, tão somente, uma sombra daquilo que Deus quer fazer em sua vida!
Convidamos voce para assistir um pequeno vídeo sobre a metamorfose da borboleta.
Clique no Link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=oSwXW4OZ3GE
Comments