Aqueles que perseverarem até o fim, serão salvos! (Sérgio Barreto).
Uma das qualidades que eu mais aprecio no caráter de uma pessoa é a perseverança, naturalmente desde que seja utilizada de uma forma sadia e correta. Nós cristãos sabemos como é vital perseverarmos na oração, no caminhar de acordo com a Palavra e fazendo o bem, nos esforçando em cumprir os santos mandamentos.
Então, comecemos lendo essa passagem:
Gl 6:9E não nos cansemos (sejamos perseverantes) de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido (se não deixarmos de perserverar). 10 Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Sabemos que se perseverarmos até o fim, seremos salvos. Esse fim deve ser entendido como o fim da nossa vida natural, da nossa caminhada aqui na terra. Precisamos perseverar na doutrina cristã para que com temor, também possamos participar das maravilhas dos últimos dias, quando do derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne, e assim veremos prodígios se formos um dos escolhidos para esse tempo.
Veja o que lemos no Livro de Mateus.
Mt 13:13 E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.
Podemos perguntar, então:
O que é a perseverança? É uma característica encontrada nas pessoas que insistem e não desistem do seu objetivo. São perseverantes aqueles que agem com constância e com fé. No mundo vemos pessoas com essas características nas atividades do esporte, empresarial, cientifica, religiosa, política, entre outras.
Precisamos também ser perseverantes na nossa vida secular, para com as nossas responsabilidades no trabalho, na família, nos estudos, etc.
Certamente você já ouviu falar desse personagem da história mundial, nascido em uma família pobre e que foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Estamos falando de Abraham Lincoln, que além de ter sido o líder da libertação dos escravos no seu país, foi também o responsável pela não separação dos estados do Norte versus os do Sul que não queriam a libertação dos escravos. Aquele que muitas vezes foi rotulado como fracassado, nos deixou entre muitas coisas, um exemplo de perseverança.
Quando ele tinha 9 anos sua mãe morreu e, com 18 anos sua irmã também morreu. Lincoln não se interessava pelo trabalho pesado na fazenda dos pais e sonhava em ser advogado. Qual o nosso sonho?
Em 1831 - Lincoln começa a vida fora da família como caixeiro viajante.
Em 1832 - Aos 23 anos, ele e alguns amigos conseguem um empréstimo bancário para abrir uma loja de miudezas em New Salem, Illinois. Os negócios não vão bem e ele vende sua parte na sociedade. É o primeiro fracasso de Lincoln.
Em 1832 – Após abandonar a loja, Lincoln se candidata pela primeira vez a um cargo público na Assembleia Legislativa do Estado de Illinois. Perde a eleição. É o seu segundo fracasso.
Em 1833 - Ele pede dinheiro a um amigo para começar um novo negócio. Antes do fim do ano, o negócio vai à falência. É o seu terceiro fracasso.
Em 1834 – Lincoln se candidata novamente para o legislativo estadual de Illinois – mas dessa vez ele ganha! Pela primeira vez o jovem conhece o sucesso.
Em 1835 – Foi aprovado pela Ordem dos Advogados local para atuar como advogado e estava noivo. Mas sua noiva, Ann contrai febre tifóide e morre.
Em 1836 – Devastado pela morte da noiva, Lincoln sofre um colapso nervoso e passa metade do ano de cama – depressão profunda.
Em 1836 – Tenta ser presidente da Assembleia Legislativa, mas é derrotado.
Em 1840 – Lincoln tenta se tornar membro do Colégio Eleitoral que elege o presidente dos Estados Unidos, mas é derrotado novamente.
Em 1843 – Tenta pela primeira vez ser eleito Deputado Federal pelo estado de Illinois, mas é derrotado.
Em 1846 – Na segunda tentativa, é eleito para o Congresso e se muda para a capital americana Washington. Mas tem dificuldades em se destacar na Câmara dos Deputados e não é reeleito.
Em 1848 – Apoia Taylor, o candidato vencedor à presidência, almejando ter um cargo de prestígio no gabinete. Mas não é selecionado e tem que se contentar com um “prêmio de consolação”: O cargo de secretário do então distante território do Oregon, na costa oeste dos EUA, porem ele recusa o cargo e volta à exercer a advocacia.
Em 1854 – Ele se candidata ao Senado, mas é derrotado.
Em 1856 – Busca a indicação para a vice-presidência do então recém-criado Partido Republicano, do qual foi um dos fundadores, mas recebe menos de 100 votos e não é escolhido.
Em 1858 – Novamente tenta se eleger senador e é novamente derrotado.
Em 1860 – Lincoln consegue a nomeação do Partido Republicano para ser candidato à presidência e é eleito como o 16º Presidente dos Estados Unidos.
Uma das frases que Lincoln nos deixou:
“Minha maior preocupação não é que você tenha fracassado, é que você esteja satisfeito com seu fracasso” (Abraham Lincoln).
No tempo da perseguição aos cristãos ordenada pelo rei Herodes, após ter mandado matar a Tiago irmão de João, Herodes também mandou prender a Pedro afim de apresenta-lo ao povo judeu depois da Páscoa como mais um troféu a ser sacrificado em prol do aumento do seu prestígio popular. Durante esse período em que Pedro esteve preso, os irmãos na fé faziam constantes (perseverantes) orações a Deus pela sua libertação. E foram ouvidas como veremos a seguir!
Quando chegou o tempo planejado por Herodes para apresentar Pedro como oferta ao povo, Pedro nessa noite estava dormindo na prisão, algemado e sendo vigiado por dois soldados...
At 12:7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga (na região do ventre), o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias (correntes). 8 E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E Pedro saiu tranquilamente da prisão, seguindo ao anjo, deixando a todos os soldados como que hipnotizados e cegos, e Pedro estava pensando que fosse um sonho, até quando chegou na porta da entrada da cidade, e ela se abriu sozinha, quando então Pedro disse:
At 12:11... Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
Cremos sim que tudo isso aconteceu fruto das incessantes (perseverantes) orações dos irmãos pedindo a Deus pela sua libertação. Um milagre aconteceu. Precisamos como nunca crer no poder da oração. Precisamos dessa mesma fé prática como intercessores, e não só quando as demandas sejam volumosas e críticas como foi na experiência que passamos aqui quando a família Barrios e outros membros da Igreja estiveram com Covid no ano passado, mas para com todas as necessidades de orações. Todos os pedidos de oração são importantes!
O interessante nesse episódio foi que, quando Pedro saiu da prisão, ele foi até a casa de Maria, mãe de João, e lá chegando, ao local onde todos estavam reunidos orando por ele, bateu na porta se anunciando, e uma menina chamada Rode foi escutar quem estava lá fora, e reconhecendo a voz de Pedro, correu para anunciar ao grupo quem era aquele que com perseverança batia na porta. O incrível nisso tudo é que os que incessantemente oravam pela libertação de Pedro, ao se consumar o milagre, não acreditaram de imediato no feito, acharam que a menina estava fora de si, demoraram em abrir a porta e até acharam que seria o anjo de Pedro e que ele naquela altura já estaria morto.
Diante dos desafios
temos que ser perseverantes.
Sabemos da história de Elcana e suas duas mulheres Ana e Penina, a primeira estéril e a segunda fértil, e por conta das provocações de Penina contra Ana, a manifestação de todos os sentimentos e frustações que Ana sentia por não poder dar um filho ao seu marido. 1º Sm 1:10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
Ana orava com tanto fervor que Eli pensou que ela estava embriagada, mas ao ouvir e entender o motivo de toda a sua angústia, a abençoou elevando a Deus a sua petição, e ela creu ao demonstrar que a tristeza saiu do seu coração. Assim nasceu o profeta Samuel, fruto de uma mãe que perseverou em orar ao Senhor, e sua benção foi tão grande que ainda lhe deu mais outros 5 filhos. Falando em perseverança, devemos considerar como exemplo esse outro personagem Bíblico que foi Noé, abençoado com essa profecia desde o seu nascimento:
Gn 5:28 E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29 A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.
Sabemos que após Noé ter passado dos 500 anos, o Senhor amaldiçoou a terra por causa de todos os tipos de maldades que o ser humano passou a praticar e, com base numa ordem divina e o trabalho das suas mãos, ele construiu mansamente a arca cuja história conhecemos. O intuito aqui é destacar que quando ele fez 600 anos o dilúvio veio sobre a terra, ou seja, Noé perseverantemente levou em torno de um século construindo em terra seca aquela arca, certamente sendo chamado de louco e lunático pelos seus conterrâneos que viviam na imoralidade. Esse longo tempo de duração revela a fé inabalável de Noé com aquela missão recebida, construindo não se sabe com quantos colaboradores. O fato é que a encomenda foi complexa e de grande porte. Por outro lado, vimos a paciência do Senhor em esperar pela conclusão da arca e então poder cumprir sua promessa de destruir ao ser humano que Ele havia criado.
Vejamos agora um outro exemplo Bíblico, mas nesse caso relacionado com a falta da perseverança. Rs 11:1 E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, 2 Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses (recado muito claro, mas), a estas se uniu Salomão com amor. 3 E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, 5 Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. 6 Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
A perseverança nos levam
às nossas conquistas.
Vejamos a vida do profeta Jeremias que desde antes da sua concepção foi ungido por Deus para falar sem temor às nações de Jerusalém e Judá, mostrando todo o tipo de transgressões que cometiam e, por consequência, do juízo que viria por terem trocado o Senhor nosso Deus, por outros deuses.
Jr 1:17 Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. 18 Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. 19 E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.
Até aqui já podemos vislumbrar o quanto Jeremias viria a sofrer para pregar por algumas décadas com determinação e perseverança, a mensagem do Senhor. E Jeremias começa a clamar ao povo de Israel para se lembrarem dos 40 anos de cativeiro no deserto e sua posterior introdução numa terra fértil, como antes eram piedosos, seguidores fieis, santos e amorosos para com o Senhor, mas quando nela entraram se corromperam com abominações, voltando-se sem temor para deuses que não são de proveito algum. Jr 2:20 Quando eu já há muito quebrava o teu jugo, e rompia as tuas ataduras, dizias tu: Nunca mais transgredirei; contudo em todo o outeiro alto e debaixo de toda a árvore verde te andas encurvando e prostituindo-te. 21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha? As profecias de Deus contra seu povo ditas através de Jeremias estão registradas em vários capítulos desse Livro mostrando como ele anunciou fielmente e por inúmeras vezes, a mensagem do nosso Deus, clamando ao seu povo para se arrependerem e se converterem. Fala com perseverança de todas as transgressões e das fornicações, e como através da prostituição com outros deuses mancharam a terra e por isso deixou de cair a chuva serôdia.
Apesar de Jeremias falar a verdade e profetizar que ao se converterem seriam abençoados, ele foi condenado como um traidor, espancado, surrado, desprezado e preso, e ao final foi testemunha ocular da destruição de Jerusalém vinda do Norte por Nabucodonosor, tudo conforme falado. Segundo a tradição judaica, Jeremias foi apedrejado e morto por seus conterrâneos quando residia no Egito. Mas o ponto que queremos aqui destacar é que apesar de tudo isso que lhe aconteceu, Jeremias, filho do sacerdote Hilquias, manteve-se perseverante até o fim em cumprir esse mandato do Senhor para falar inúmeras vezes aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém:
Jr 11:3 Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança, 4 Que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Jesus perseverou na Sua caminhada e cumpriu
todo o propósito do Pai na Sua vida!
Podemos agora relacionar outros homens que nos deixaram um grande legado de perseverança. Jesus é o maior exemplo de perseverança, por tudo o que Ele passou e sofreu pelo amor de quem Ele nunca desistiu – Nós. Graças a Jesus e pela sua obra na cruz, podemos ter os nossos pecados perdoados e dessa forma acesso ao Deus Pai.
Calebe, um home de fé, também perseverou em seguir ao Senhor e por isso viu a boa terra jurada e prometida. Js 14:14 Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel.
Josué, sucessor do profeta Moisés, foi perseverantemente seu ajudante durante o período do êxodo do Egito e durante os 40 anos em que passaram no deserto, sendo que após a morte de Moisés, levou todo o povo de Israel à terra prometida. Durante todos esses anos em que esteve no Egito e depois no deserto, Josué em momento algum deixou de confiar e seguir ao Senhor, mantendo-se perseverante e lembrando-se dos prodígios realizados, fugindo da idolatria para com outros deuses.
Jó é outro exemplo, mesmo nos momentos das grandes provas a que foi submetido, manteve-se perseverante na fé e na fidelidade ao Senhor e por causa disso foi recompensado em dobro.
Neemias foi perseverante em reconstruir os muros de Jerusalém destruídos por Nabucodonosor, mesmo sob ameaças de morte.
E nós, como estamos nos comportando frente aos desafios das nossas vidas. Estamos colocando nossos fardos aos pés do Senhor? Estamos dispostos a prosseguir em direção à meta proposta pelo Senhor? Muitas vidas dependem do que fazemos, portanto vamos pedir a graça ao nosso bom Deus para prosseguirmos sempre guiados pelo Seu Santo Espírito.
Comments