"EU e o PAI somos UM"
- verajones2
- 16 de ago. de 2021
- 5 min de leitura

Essa mensagem foi levada no Instagram "Vera Reflexões" no dia 08 de agosto de 2021 em comemoração ao "Dia dos Pais". Porém foi uma mensagem resumida e agora vamos ampliar um pouco o conteúdo.
Nós sabemos, antes de tudo, que pai e mãe não tem somente um dia, mas a vida inteira dedica suas vidas ao filhos, depois às noras e netos. Os pais nessa fase já passaram por mais experiências na vida, já ganharam mais maturidade e podem orientar melhor a vida de outros e contribuir a fim de ajudá-los no crescimento natural, emocional e espiritual.
O "Dia das Mães" é um dia muito comemorado e exaltado devido ao instinto materno que recebeu de Deus e a capacidade de renúncia desde a concepção do filho. Porém, principalmente hoje, vemos que os pais estão se envolvendo muito mais com a criação dos filhos no dia a dia, e isso tem trazido muitos benefícios para a formação dessa nova geração.
Eu, particularmente, só convivi com meu pai por 11 anos pois Deus o levou cedo; porém as minhas lembranças nessa fase são muito boas e cheia de felicidade, pois ele era uma pessoa muito dedicada à família. Quando começamos a conhecer mais a Deus, vemos que quando da criação da terra Ele criou o homem e a mulher com naturezas diferentes, porém que se complementam de uma forma perfeita se cada um assume o seu papel na família. Uma família incompleta traz muitas sequelas na vida dos filhos além de ser um exemplo que não é bom para a formação deles, e que muitas vezes ele copiam até por rebeldia e vão multiplicando esse desastre em um efeito dominó.

Muitas relações familiares se acabam pela falta de maturidade espiritual, pela falta do conhecimento de Deus e por não viver experiências de milagres com Ele. Quanto mais cedo desenvolvemos esse relacionamento com Deus e levamos as nossas crianças e jovens nesse caminho, menos famílias serão destruídas pois viveremos milagres no nosso matrimônio e daremos proteção aos nossos filhos.
Mas voltando à figura do pai, sabemos que todos os pais tem imperfeições, porém temos que nos relacionar com essas imperfeições de uma forma sábia para trazer benefícios para a família. E a forma mais sábia é desenvolver uma relação de amor com Cristo e transferir essa capacidade de amar na relação pai e filho. Não é fácil mas é possível e precisa da nossa determinação para lograr êxito; assim como o atleta nas olimpíadas dedica um tempo considerável da sua vida para ganhar uma medalha.
Refletindo um pouco na relação de Jesus com Seu pai, a Bíblia não relata nada da Sua convivência com José (o Seu cuidador) mas relata a submissão, intimidade e unidade que Jesus tinha com Seu Pai, que deixou no céu quando veio para a terra.
Em (Jo 10:3) Jesus revela que Ele e o Pai são UM. Jesus sempre teve uma unidade perfeita com o Pai pois não havia qualquer pecado que pudesse separá-los. Essa unidade contribuiu de uma forma significativa para a caminhada de Jesus aqui na terra e ao êxito que Ele logrou nessa caminhada. Assim, também, quanto mais unidade os pais tiverem com os filhos, mais vitoriosa será a caminhada deles e o cumprimento dos propósitos divinos nas suas vidas.
Em (Jo 14:11) lemos: "Crede-me que estou no Pai e o Pai em Mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras".
Essa fala que é de Jesus nos mostra como as obras dos pais são importantes e as vezes determinantes na vida dos filhos. Jesus fazia as mesmas obras do Pai porque Ele via o Pai fazer. Os pais devem sempre ter essa preocupação de fazer boas obras, de mostrar a sua comunhão com o Senhor, a sua relação de confiança e a sua entrega a Deus, pois dessa forma ele estará ministrando para seus filhos essa vida espiritual tão necessária a nossa caminhada aqui na terra. Da mesma forma no nível natural e emocional os pais devem mostrar obras que edifiquem a vida dos filhos e desenvolva um caráter honesto, zeloso e responsável naquilo que faz.

Em (Mt 11:27) lemos: "Todas as coisas me foram entregues por Meu Pai e ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho.....").
Creio que essa declaração de Jesus pode se tornar verdadeira na vida de cada filho. Mesmo havendo diferenças, um aprende com o outro e aprende a conhecer o outro entrando em uma relação de confiança onde o pai pode entregar tudo nas mãos do filho. Para vencermos as diferenças e relevar as limitações de cada um, precisamos desenvolver uma relação de amor e alargar a nossa visão, crendo que Deus pode operar milagres nessa relação de pai e filho.
Em (Jo 8:19) lemos: "Onde está Teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a Mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a Mim, também conheceríeis a Meu Pai".
Muitas vezes olhamos para um filho e dizemos: "ele é todo o pai". Os filhos absorvem o jeito de ser do pai que, as vezes, nem precisamos perguntar de quem ele é filho. Muitas vezes, pela forte convivência do pai com o filho, o filho quer seguir a mesma profissão do pai, mesmo cada um tendo sua personalidade e autenticidade.
Por fim vamos meditar no mandamento que Deus deixou que está em (Mt 15:4) onde lemos:
"Porque Deus ordenou dizendo: Honra a teu pai e a tua mães e quem maldisser ao pai ou a mãe, certamente morrerá".
Independente de como seja o pai, vemos acima uma ordem divina que todo filho deve obedecer. Todos da família (esposa e filhos) devem compreender o papel que Deus deu ao homem (pai e esposo) no contexto da família e procurar ajudá-lo a cumprir; ser o provedor da família, ser o cabeça do casal, estar submisso a Cristo, dar proteção à família...... A família criada por Deus deve dar honra tanto ao pai quanto à mãe; cada um no seu papel trazendo equilíbrio material, financeiro, emocional, espiritual para a vida dos filhos.

Lute sempre pelo seu filho, independente do momento
difícil que voce está vivendo com ele. O Senhor vai lhe ajudar
nessa batalha!!

Mantenha uma relação de paz com o seu filho.
Isso irá ajudar no seu equilíbrio emocional e espiritual.
Vamos concluir com algumas reflexões.
1- Cada filho é uma benção especial para a vida do pai. Quando um homem se torna pai, a criação dos filhos se torna seu trabalho mais importante.
2- O tolo despreza a instrução do seu pai, mas o que observa a repreensão agirá prudentemente. (Pv 15:5).
3- O justo anda na sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos após ele. (Pv 20:7).
4- A imagem do filho para com o seu pai é: ele é forte, é protetor, é amado pela criança, é incompreendido pelo adolescente, é careta para o jovem, é amigo quando os filhos se tornam adultos, é socorro quando os filhos se tornam pais.
5- Os filhos aprendem com o pai que a vida é cheia de obstáculos, castelos de areia, muros e quebra-cabeças. Mas aprendem, também, que para cada dificuldade existe uma solução. O pai se torna um professor na vida dos filhos e um grande exemplo na formação do seu caráter.
6- A relação de amor desenvolvida entre o pai e filho releva as imperfeições, as diferenças e minimiza os conflitos normais entre as gerações.
Commentaires